Porto Alegre já registra 24 casos de dengue neste ano
capa

Porto Alegre já registra 24 casos de dengue neste ano

Do total, em 19 a transmissão ocorreu em Porto Alegre, conforme SMS

Por
Correio do Povo

Aedes aegypti transmite a dengue

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS) informou que já registra 24 casos de dengue na Capital. Do total, cinco são casos importados e 19, autóctones (contraídos na própria cidade). Os casos autóctones são todos do bairro Santa Rosa de Lima, na zona Norte, desencadeando ações integradas da prefeitura no sentido de interromper ou diminuir a transmissão viral na região.

Um caso importado de infecção por vírus chikungunya também foi confirmado na Capital, em paciente que viajou para o Rio de Janeiro. Os casos importados foram registrados em moradores dos bairros São João, Arquipélago, Vila Ipiranga, Santana e Ipanema (dengue) e Higienópolis (chikungunya).

Os dados foram divulgados nessa terça-feira por meio da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Para conter a transmissão viral na zona Norte, desde a confirmação do primeiro caso de dengue no bairro Santa Rosa de Lima, a prefeitura, com coordenação da SMS, tem realizado ações integradas na região. De acordo com a gerente distrital de Saúde da Região Norte-Eixo Baltazar, Bárbara Cristina de Azevedo Lima, mais de 800 residências foram visitadas por agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, com supervisão da enfermeira Marilene Lopes Vieira, assessora distrital da região.

“O objetivo foi identificar e eliminar criadouros de mosquito Aedes aegypti e busca ativa de casos sintomáticos não notificados”, explicou Bárbara, conforme nota publicada pela prefeitura. “Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, são realizadas ações para remoção de entulhos e lixo acumulado e revisão de bueiros e bocas de lobo entupidas”, ressaltou. Comércios de reciclagem também estão sendo fiscalizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.