Porto Alegre pode sediar evento sobre envelhecimento

Porto Alegre pode sediar evento sobre envelhecimento

ONU vau realizar Assembleia Mundial sobre o tema em 2022

Correio do Povo

Falcão: "A população brasileira está chegando perto de ser formada 25% por idosos"

publicidade

Em 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza pela terceira vez a Assembleia Mundial Sobre Envelhecimento, que ocorreu pela última vez em 2002, em Madri, na Espanha. Para que Porto Alegre seja escolhida a cidade sede do próximo evento, a expectativa é de que o 3º Fórum Social Mundial, com foco na população idosa, seja um sucesso. O encontro ocorre entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2018. “Entendemos que é fundamental um evento em janeiro desde ano, porque a ONU toma suas decisões de dois a três anos antes. Ou seja, nós temos a expectativa de que isso acontecer em junho do ano que vem”, explica o presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre (Iafsmpoa), Lélio Luzardi Falcão. Ele ainda ressaltou que a Capital é a primeira cidade brasileira Amiga do Idoso, título que até hoje pertence somente a Porto Alegre e a Veranópolis.

Ainda de acordo com Falcão, a temática do envelhecimento é, atualmente, uma das mais importantes. “Acreditamos que, junto com as mudanças climáticas e a rápida urbanização da humanidade, o envelhecimento formaria o tripé das mudanças do paradigma da sociedade do futuro. São debates interessantes em que Porto Alegre poderia, mais uma vez, ser um farol para o mundo”, afirma.

O envelhecimento ganha talvez ainda maior importância de ser debatido no Brasil, onde, segundo Falcão, se envelheceu nos últimos 20 anos o mesmo que o continente Europeu em 120 anos. A população brasileira está chegando perto de ser formada 25% por idosos, o que exige um certo planejamento que não ocorre no país. “As pessoas deveriam preparar as suas aposentadorias, e não esperar que, depois, o país dê um jeito. Deveriam preparar a sua vida pra ter mais saúde”, diz.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895