Porto Alegre recebe 30 respiradores do Instituto Cultural Floresta
Equipamentos foram distribuídos para a Santa Casa de Misericórdia, Hospital Mãe de Deus e Hospital Independência
publicidade
No momento mais grave do enfrentamento da pandemia do coronavírus, três hospitais de Porto Alegre receberam 30 novos respiradores na manhã desta quinta-feira. A entrega foi feita pelo Instituto Cultural Floresta (ICF) no Hospital Independência, na presença do vice-prefeito Ricardo Gomes. Os equipamentos, produzidos em Minas Gerais, foram distribuídos para Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (15), Hospital Mãe de Deus (10) e Hospital Independência (5).
Esta primeira leva de respiradores foi adquirida com recursos doados pelos diretores e conselheiros da entidade sem fins lucrativos que reúne empresários locais. O Instituto lançou também uma campanha online para arrecadar mais recursos, com o objetivo de adquirir mais 70 respiradores. As doações podem ser feitas através deste site.
“A união de esforços é fundamental para enfrentarmos a pandemia”, destacou prefeito Sebastião Melo, reforçando a importância da articulação do vice-prefeito para mobilizar a parceria com a entidade. Gomes foi quem procurou o Instituto depois que os Ventiladores Pulmonares Inteligentes (VI – C19) chamou sua atenção pela tecnologia avançada e de custo menor do que concorrentes – o equipamento custa R$ 36 mil, e os demais têm preço de aproximadamente R$ 60 mil.
“A ação do Instituto Cultural Floresta mostra o empenho em salvar vidas e o comprometimento da iniciativa privada e dos doadores no enfrentamento à pandemia. A população de Porto Alegre agradece e os hospitais farão uso imediato dos respiradores para atender quem mais precisa”, afirmou o vice-prefeito. O presidente do conselho da entidade, Claudio Goldztein, pediu apoio da população. "O objetivo da ação, além de ajudar a aumentar a capacidade de atendimento, é mobilizar entidades, empresas e a sociedade civil para que contribuam pra que o ICF adquira mais 70 respiradores para serem entregues semana que vem.”