Porto Alegre registra menor temperatura de março da década

Porto Alegre registra menor temperatura de março da década

Capital teve nesta quinta-feira a mínima de 11,4°C

Felipe Nabinger

Muitas pessoas usaram roupas de inverno nesta quinta em Porto Alegre

publicidade

Mantas, gorros e cachecóis deixaram os armários e deram as caras no início da manhã de menor temperatura para um mês de março nos últimos dez anos em Porto Alegre. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Capital registrou nesta quinta-feira a mínima de 11,4°C, uma redução de quase nove graus, visto que na véspera a mínima foi de 20,1°C. Com isso, nas primeiras horas do dia, foi possível ver muitas pessoas usando roupas comuns no inverno com apenas dez dias de outono. A massa de ar frio que entrou no Estado na última quarta-feira é responsável pelos dias com madrugadas frias e tardes agradáveis, cenário que deve se manter pelo menos até sábado.

Conforme a Metsul Meteorologia, março terminou sob a influência de uma forte massa de ar frio, com mínimas muito baixas para esta época do ano em parte do sul do Brasil. A previsão é que o primeiro dia de abril tenha o predomínio do sol no Estado, com momentos de céu claro em diversas regiões, o que trará mais um amanhecer frio e geada em algumas cidades, com a mínima de 12°C em Porto Alegre. A tarde será de temperaturas agradáveis na Capital, com a máxima chegando aos 23°C. 

Sob efeitos do fenômeno La Niña, abril deve ser de predomínio das temperaturas de “meia estação”, sem dias de muito frio ou de muito calor. A maioria dos dias serão agradáveis, ainda conforme a Metsul. No final de semana, a madrugada deve ser fria em Porto Alegre no sábado, mas as temperaturas se elevam já no domingo, podendo registrar mínima de 17°C e máxima de 27°C, com possibilidade do retorno da chuva.

Doze municípios apresentaram temperaturas abaixo dos 5°C. Segundo a Metsul, as temperaturas mais baixas foram registradas em Pinheiro Machado, com -0,8°C, seguida de Pedras Altas, com 2,3°C, Quaraí, com 2,5ºC, e São José dos Ausentes, com 3,5°C, Bagé, com 3,9°C. A sexta-feira tem possibilidade de geada na Serra e as áreas do Centro-Sul.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895