Porto Alegre registra movimento intenso em lotéricas e bancos

Porto Alegre registra movimento intenso em lotéricas e bancos

Funcionários dos estabelecimentos realizaram a fiscalização do uso de máscaras nas filas

Cláudio Isaías

Funcionários dos estabelecimentos realizaram a fiscalização do uso de máscaras nas filas

publicidade

O movimento na avenida Assis Brasil, uma das principais vias de comércio na zona Norte de Porto Alegre, segue intenso. A manhã de terça-feira foi marcada pela presença de muita gente na frente das lotéricas e bancos. O ponto positivo é que quem circulava pelas calçadas do bairro estava utilizando máscara. Os serviços mais procurados na região da zona Norte da cidade são as agências bancárias e lotéricas, minimercados e ferragens.

Na loja Magazine Luiza, os clientes formaram filas na frente do estabelecimento comercial para realizar o pagamento da fatura. Já nos bancos e lotéricas, as filas estavam sendo supervisionadas por funcionários que informavam os clientes sobre o uso da máscara. A circulação de pessoas estava mais intensa nas proximidades do shopping center Bourbon Wallig. Algumas pessoas na calçada da avenida Assis Brasil tiravam a máscara, por exemplo para fumar ou para falar no telefone celular. 

Em uma loja de utensílios da avenida Assis Brasil, todos os clientes eram informados pelo segurança do uso obrigatório da máscara. O estabelecimento comercial informou também sobre o uso do álcool em gel. Em uma ferragem, na Assis Brasil, o estabelecimento comercial adotou medidas de prevenção como rotinas de higienização com o oferecimento de álcool em gel e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários. Os lojistas da avenida Assis Brasil possuem uma cartilha com as práticas que devem ser adotadas em sua rotina no recebimento de mercadorias.

Na manhã de terça-feira, o movimento também foi intenso na avenida Salgado Filho, no Centro Histórico de Porto Alegre, principalmente nos terminais de ônibus. Outra situação que chama a atenção é a presença de ambulantes que comercializam frutas e verduras e outros que vendem máscaras e aparelhos eletrônicos. Em função de ocuparem as calçadas da Salgado Filho, muitas pessoas acabam por se aglomerar e apresentam alguma dificuldade para circular na via.

Os passageiros que aguardavam pelos ônibus estavam todos com máscara e alguns com face shield (protetor facial). Nas lancherias e bares da Salgado Filho, foram colocados cartazes com a mensagem: "Obrigatório o uso de máscaras". No entanto, é possível encontrar ambulantes que não usam a máscara ao circularem pela via. Na avenida Azenha, a circulação estava tranquila, com movimento de clientes somente nas lotéricas e no setor de auto-atendimento dos bancos.

Desde março, tanto nos bairros quanto nos terminais de ônibus, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Guarda Municipal, realizam ações educativas para alertar a população sobre as medidas para impedir a Covid-19. Os usuários são orientandos sobre o uso da máscara e a distância na fila na hora do embarque. Uma equipe de trabalhadores das empresas de ônibus realiza a higienização dos veículos nos terminais. Segundo a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), os rodoviários estão sendo orientados a transportar passageiros somente sentados, conforme o decreto 20.625.

Conforme a entidade, quanto ao uso de máscara, não está havendo problemas, porque os passageiros estão cumprindo a regra.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895