Porto Alegre reinicia vacinação contra gripe na próxima segunda

Porto Alegre reinicia vacinação contra gripe na próxima segunda

Rio Grande do Sul recebe mais 840 mil doses

Correio do Povo

RS recebe mais 840 mil doses contra a gripe

publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul recebeu na tarde desta quinta-feira 840 mil vacinas contra a gripe. Do total, 180 mil ficarão em Porto Alegre, quantidade necessária para atender a meta de imunizar 80% dos grupos prioritários da população-alvo na cidade em 2016. Os outros 660 mil serão distribuídos pelo interior do Estado.

Mesmo sem vacinas, procura pela da gripe A continua grande
Leia mais sobre a gripe A

A vacinação em Porto Alegre reiniciará na próxima segunda-feira, já que as vacinas precisam ser distribuídas em mais de cem locais diferentes na Capital.

A campanha de vacinação segue até o dia 20 de maio na rede pública. Segundo o último levantamento, 28 pessoas já perderam a vida neste ano em função da doença no Estado. As mortes provocaram uma intensa procura por vacina, o que fez com que a campanha nacional fosse antecipada em alguns estados, como ocorreu no RS.

Grupos prioritários

Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (apresentar comprovante), trabalhadores da área da saúde e povos indígenas.

Prevenção

Para evitar a disseminação da doença, são necessárias medidas simples, como lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel; proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra interna do cotovelo, evitando o uso das mãos; usar lenços de papel; manter os ambientes arejados, com bastante circulação de ar. Ter uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis, contribui para conservar a imunidade alta. Se apresentar sintomas, procurar atendimento médico e tentar evitar locais com aglomeração de pessoas, como emergências hospitalares, escolas, transporte público, centros comerciais, entre outros.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895