Porto Alegre tem intensa procura por vacinação por pessoas com comorbidades

Porto Alegre tem intensa procura por vacinação por pessoas com comorbidades

Foi liberado a aplicação da 1ª dose para quem tem 33 anos neste grupo prioritário

Gabriel Guedes

Procura pela vacinação foi intensa nesta sexta-feira, em Porto Alegre

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre deu prosseguimento à vacinação para pessoas com comorbidades nesta sexta-feira, após a liberação da aplicação da 1ª dose para quem tem idade a partir de 33 anos e também a 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz. Em alguns pontos, também foi retomada a aplicação da dose complementar da Coronavac. Hoje foi o dia mais intenso na procura pela imunização nesta semana.

As pessoas formaram uma fila de espera desde as primeiras horas da manhã em vários locais, como no Shopping Bourbon Country, com exceção nas farmácias, onde o movimento foi bastante baixo. “A gente vai pegar algumas doses, para compor a aplicação no final de semana. Mas vamos manter a vacinação de 1ª dose de AstraZeneca na próxima semana nas farmácias. Porque tem vindo mais segundas doses do que primeira”, afirmou o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

Por determinação do Ministério da Saúde, está suspensa a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. Entretanto, apenas as que têm comorbidades que sugerem risco poderão ser vacinadas com Pfizer ou Coronavac, se disponível, e com autorização expressa do médico. A vacinação só é feita nas unidades Modelo, IAPI, Santa Marta. Mas segundo Ritter, as doses da Pfizer para este grupo esgotariam ainda nesta sexta-feira, embora o prazo máximo para aplicação encerre neste sábado. 

A vacinação ocorreu em 33 unidades de saúde, na tenda do estacionamento externo do Bourbon Country, no drive-thru da PUCRS e em 21 farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895