Porto Alegre tem movimento intenso para vacinação contra Covid-19

Porto Alegre tem movimento intenso para vacinação contra Covid-19

Imunização foi ampliada para pessoas com 47 anos nesta terça

Cláudio Isaías

Vacinação foi ampliada para pessoas com 47 anos nesta terça

publicidade

Os postos de saúde de Porto Alegre voltaram a ter um movimento intenso, nesta terça-feira, para a vacinação de homens e mulheres de 47 anos ou mais contra a Covid-19. Filas foram registradas desde às 7h no Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, no Centro de Saúde Modelo e na unidade de saúde Santa Cecília, no bairro Santana. 

A aplicação dos imunizantes foi realizada em 12 unidades de saúde e em três drive-thrus da Capital - Big Sertório, Big BarraShoppingSul e no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). No Santa Marta, a fila começou na rua Capitão Montanha e avançou pela avenida Mauá, rua Caldas Júnior e rua Siqueira Campos. Mais de 100 pessoas aguardavam o começo da imunização. 

O técnico em contabilidade Régis Martins, 47 anos, disse que chegou ao posto por volta das 6h. "Não me importei com o frio de oito graus e o vento. Queria ser vacinado e graças a Deus deu tudo certo", comemorou. Mesmo com a imunização, Martins afirmou que seguirá com os protocolos de segurança, como o uso da máscara e a manutenção do distanciamento social.

Moradora do bairro Santana, a auxiliar de estoque Nara Cristina Freitas, 47 anos, que trabalha no Centro Histórico, chegou às 7h no posto de saúde. "Esperei tanto por esse momento. Agora, é esperar pela vacina no braço", ressaltou.

No Centro de Saúde Modelo, a fila novamente avançou pela avenida João Pessoa e chegou até a rua Laurindo. Na unidade Santa Cecília, localizada na rua São Manoel, a fila por volta das 9h tinha cerca de 100 pessoas e chegou até a avenida Protásio Alves. O Centro de Saúde IAPI, na zona Norte da Capital, também apresentou filas desde às 7h para a realização da vacinação contra o novo coronavírus. 

O drive-thru da PUCRS, que começou a atender a partir das 9h, voltou a ter uma intensa circulação de veículos - mais de 90 carros estavam na avenida Ipiranga, no sentido Centro/bairro, aguardando para ingressar no estacionamento da universidade. 

Vacinação

Além da primeira dose para homens e mulheres com 47 anos ou mais, fora dos grupos prioritários, também continuam sendo imunizados os públicos que já vinham sendo vacinados. Também foi oferecida ao público a segunda dose da vacina Coronavac para os que estão com o esquema vacinal em atraso, e para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos 12 semanas e quem tinha o retorno marcado para a Pfizer. 

A imunização para a primeira e segunda dose da Coronavac foi realizada em 12 unidades de saúde e nos três drive-thrus. Nas 20 farmácias credenciadas, estava disponível a segunda dose da vacina Pfizer - não foi disponibilizada nos drive-thrus, porque exige condições especiais de acondicionamento e preparo. O imunizante somente foi aplicado nas unidades de saúde e nas farmácias credenciadas.

Já a segunda dose da AstraZeneca foi aplicada em 33 unidades de saúde. O agendamento pelo aplicativo da Prefeitura para a realização da vacina foi retomado nesta terça. O serviço pode ser feito pelo app 156+POA das 18h às 21h. Para agendar a vacinação é necessário acessar o aplicativo, verificar os locais e escolher os horários disponíveis.

Transporte Coletivo 

A imunização dos trabalhadores do transporte coletivo contra a Covid-19 termina nesta quarta-feira. Na Carris, serão vacinados um total de 1,3 mil funcionários. Em dias úteis, a Carris transporta até 200 mil pessoas. 

Além dos funcionários da Carris, que estão sendo imunizados na sede da empresa, estão sendo aplicadas doses nos seguintes locais: Sudeste e Gasômetro: sede da Sudeste, na rua Saldanha da Gama, bairro Partenon; Trevo, Tinga, Belém Novo, Teresópolis, Cavalhada e Presidente Vargas na Unidade de Saúde Tristeza, na avenida Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza; e da VAP, MOB, Sopal, Navegantes e Nortran, que estão sendo imunizados na Unidade de Saúde Passo das Pedras, no bairro Passo das Pedras.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895