Porto Alegre terá 142 locais de vacinação contra a gripe neste sábado

Porto Alegre terá 142 locais de vacinação contra a gripe neste sábado

Imunização da população-alvo ocorrerá entre às 8h e às 17h

Correio do Povo

Vacinação aos grupos de risco ocorre neste sábado das 8h às 17h

publicidade

Porto Alegre realiza mobilização contra a gripe neste sábado, quando 142 locais de vacinação estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população-alvo, que inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo que a meta da campanha é imunizar pelo menos 80% desse público.

Saiba mais sobre a gripe A no RS

Para esse último grupo, a orientação é que apresente prescrição médica que indique a necessidade da realização da vacina, receita médica que comprove a utilização de medicamentos de uso contínuo ou carteira/cartão de acompanhamento de doença crônica.

A abertura oficial será às 9h, com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. A busca da vacinação contra a gripe foi intensa nas unidades de saúde da capital gaúcha. Até as 11h, foram aplicadas 158 mil vacinas, de acordo com dados da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os grupos prioritários têm a opção de se vacinar nas unidades de saúde localizadas nos bairros, sem precisar se deslocar ao Centro da cidade. A campanha vai até 20 de maio, sendo uma das ações da Operação Inverno da prefeitura.

A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso é feita anualmente. Estudos científicos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem ainda redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Também há pesquisa indicando eficácia geral da vacina influenza de 67%. A população com maior benefício foi a de adultos HIV positivos entre 18 e 55 anos de idade (76%), adultos saudáveis entre 18 e 46 anos de idade (70%) e crianças saudáveis com idade entre seis e 24 meses (66%).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895