Porto Alegre vacinou 20,8 mil crianças contra Covid-19 em janeiro

Porto Alegre vacinou 20,8 mil crianças contra Covid-19 em janeiro

Aplicação no público infantil ocorre nesta terça em seis unidades de saúde

Taís Teixeira

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que, de 19 a 31 de janeiro, Porto Alegre já vacinou 20,8 mil crianças contra a Covid-19. O total inclui crianças com idade a partir de 5 anos (indígenas, quilombolas, autistas, com comorbidade, deficiência e imunocomprometidas) e todas crianças com 6 anos ou mais. Nesta terça-feira, devido ao baixo estoque de Pfizer pediátrica, o imunizante foi usado apenas para esses grupos e para crianças que não podem receber Coronavac em seis unidades de saúde. Quatro desses postos atendem até as 21h (Diretor Pestana, Ramos, São Carlos e Tristeza). Já a vacina de Coronavac estava disponível para crianças a partir de 6 anos (exceto imunocomprometidas) em 15 unidades de saúde.

Na unidade de saúde Santa Marta, no Centro, que disponibilizou o imunizante Coronavac, pais, familiares e responsáveis aguardavam pela vacinação. A auxiliar de hospitalidade Gisele da Silva Aristimunho levou a filha Maria Clara da Silva Ribeiro, de 7 anos, para se imunizar. “Estou com receio das reações, mas entendo que é necessário já que ela vai voltar às aulas e terá contato com mais pessoas”, comentou. Segundo a mãe, a menina não tem comorbidades e durante os 20 minutos de observação na unidade de saúde, após a aplicação, não apresentou reações.

O aposentado Otávio de Borba Marques estava com a neta Rafaela da Silva Marques, de 9 anos, para receber a primeira dose contra a Covid-19. “Fomos muito bem tratados, muito bem atendidos, porque as crianças ficam com medo”, comentou. Rafaela também não teve reações após a vacina.

Vacinação de adultos 

Para a população acima de 12 anos que ainda precisa completar o esquema vacinal, 39 locais disponibilizaram imunização para esse público. O Shopping João Pessoa e 38 unidades de saúde, quatro delas com atendimento até as 21h (Diretor Pestana, Ramos, São Carlos e Tristeza). 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895