Postos fechados surpreendem população nesta sexta-feira

Postos fechados surpreendem população nesta sexta-feira

Ponto facultativo é por conta do dia do Funcionário Público

Cláudio Isaías

publicidade

Muita gente que foi até os postos de saúde de Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira, ficou surpresa com fato de que o Dia do Funcionário Público, comemorado em 28 de outubro, resultou no fechamento das unidades de saúde.

A aposentada Irmarard Ketzer, 78 anos, moradora de Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, lamentou o fechamento do Centro de Saúde Santa Marta na rua Capitão Montanha, no Centro da Capital. Ela disse que percorreu 309 quilômetros em vão. “Tinha uma consulta com o dermatologista agendada para sexta-feira e não fui avisada do fechamento”, explicou. Mesma situação passou Evelin Maria Brand, residente em Novo Hamburgo, que veio até o Santa Marta para consultar. Indignada com a situação, Evelin Maria pegou uma folha de caderno e escreveu a seguinte mensagem: “Não abrirá hoje. Motivo: feriado servidor público”. Moradora de São Borja, Jalzi Silveira lamentou o fato de não poder consultar. “Podiam ter avisado que as consultas estavam suspensas em razão do ponto facultativo”, destacou.

No Centro de Saúde Modelo, na rua Jerônimo de Ornellas, os usuários relataram que o ponto facultativo não foi comunicado pelos funcionários do posto de saúde. A dona de casa Maria de Oliveira, moradora da avenida Salgado Filho, foi até o Modelo em busca de medicamento para o seu filho. “Podiam ter colocado um cartaz, com antecedência, informando a população sobre o fechamento das unidades de saúde”, acrescentou.

A prefeitura de Porto Alegre informa que estão mantidas as atividades na UPA Zona Norte Moacyr Scliar (telefone 3368.1619), nos Pronto Atendimentos Cruzeiro do Sul (rua Manoel Lobato), Bom Jesus (rua Bom Jesus), Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, na parada 12) e Pronto Atendimento de Saúde Mental Iapi (rua Valentim Vicentini - telefone 3289.3456). Estão em funcionamento também as emergências dos hospitais de Pronto Socorro (HPS) e Materno-Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica.

Os serviços nas unidades básicas de saúde (UBSs) e de saúde da família (USFs) não funcionaram na sexta-feira, e serão retomados na segunda-feira, dia 3 de novembro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende casos de risco de vida pelo telefone 192.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895