Pouca chuva frustra mais uma vez a população de Bagé

Pouca chuva frustra mais uma vez a população de Bagé

Município registrou 14,5 milímetros de precipitação em janeiro

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

Sanga Rasa está 3,85m abaixo da normalidade

publicidade

Sob esquema de racionamento de água desde 16 de janeiro em razão da forte estiagem que castiga a região da Campanha, a população de Bagé ficou frustrada mais uma vez com o pequeno volume de chuva registrado no município, nessa quarta e quinta-feira. De acordo com a Estação de Tratamento de Água do Departamento de Água e Esgotos de Bagé, foram apenas 3 milímetros. Já a direção do Daeb informou que durante todo o mês de janeiro choveu apenas 14,5 milímetros, enquanto a média histórica para o período é de 148 milímetros.

O Daeb, além de pedir a colaboração da comunidade para o consumo racional da água, implantou rigoroso sistema de fiscalização do consumo. Está proibida a lavagem de veículos automotores, irrigação de gramados e jardins, e reposição total ou troca de água de piscinas de clubes e residências. Na primeira semana foram apresentadas 74 denúncias de desperdício. Destas, 15 resultaram em advertência, mas nenhuma multa foi gerada. A medida foi adotada a partir do dia 24 de janeiro, junto com a decretação de situação de emergência no município.

Os níveis dos reservatórios da cidade continuam baixos. A Sanga Rasa está 3,85m abaixo da normalidade, enquanto a Barragem do Piraí e Emergencial estão 2,15m e 0,30m abaixo do normal, respectivamente.

Com a implantação do racionamento de 12 horas diárias, o departamento registrou uma economia de aproximadamente sete milhões de litros por dia. Antes eram distribuídos 31 milhões de litros. Hoje, o consumo é 24 milhões/dia. A zona Oeste da cidade fica sem água das 15h às 3h. Já a comunidade da zona leste fica desabastecida das 3h às 15h, diariamente.

De acordo com dados da ETA, em 2011 choveu apenas 1.020 milímetros de janeiro a dezembro. Não há registros de precipitação tão baixa desde a grande seca de 1989 que obrigou a Prefeitura a distribuir água para a população com o uso de vários caminhões\pipa. O índice do ano passado ficou muito aquém de anos anteriores. Em 2010 choveu 1336,10 milímetros e em 2009, e, em 2009, 1959 milímetros.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895