Praça da Alfândega ganha piscina de bolinhas em projeto de artista plástico

Praça da Alfândega ganha piscina de bolinhas em projeto de artista plástico

Fonte “A Samaritana” foi utilizada para obra de Sandro Sá<br />

Correio do Povo

Acão quer chamar atenção das pessoas para monumentos históricos da Capital

publicidade

As cores e a alegria de uma piscina de bolinhas transformaram a fonte “A Samaritana”, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. O artista plástico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Poéticas Visuais da Ufrgs, Sandro Ka, buscou chamar atenção com uma intervenção urbana na tentativa de revitalizar temporariamente um espaço público. “Os monumentos estão largados na nossa cidade. Eles têm valor histórico e artístico, porém não são percebidos dessa forma pela população”, explicou.

O espaço criado para ser ocupado por água, foi abastecido por bolas coloridas das 8h às 18h. Nesse período, os visitantes foram os mais diversos. “Teve um público bem variado, de moradores da própria praça a profissionais que trabalham com essa temática”, relatou o artista. A piscina foi espaço de muitas fotos e diversão, principalmente, para as crianças, que não queriam deixar o local. A interação dos diferentes públicos será observada, analisada e descrita na dissertação do pesquisador.

Outras ações como essa foram realizadas em outros momentos em bustos depredados na cidade. No local do homenageado, um boneco “joão-bobo” foi colocado. “É uma maneira irônica de questionar, até mesmo politicamente, a conservação dos patrimônios e espaços públicos. A Alfândega, por exemplo, é um ambiente ermo, que precisa ser mais ocupado.” Para o artista, mesmo após a revitalização da praça, ela não é usada da melhor maneira, sendo ponto de passagem e visitação apenas na época da realização da Feira do Livro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895