Praias onde apareceram suínos seguirão interditadas

Praias onde apareceram suínos seguirão interditadas

Região, no extremo Sul da Capital, está fechada para banho desde a quinta-feira

Correio do Povo

Porcos mortos começaram a aparecer no Guaíba na quinta-feira

publicidade

A interdição das praias na região para banho público no Lami, Belém Novo, Retiro e Ponta Grossa vai permanecer até que não apareça mais nenhum suíno no local. Mais de 50 carcaças de porcos foram encontradas ontem após baixarem as águas do Guaíba e recolhidas da orla, no Extremo Sul de Porto Alegre. No entanto, a população pode ficar tranquila quanto ao consumo de água, pois, segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), não existe estação de tratamento ou ponto de captação nessa região da cidade.

O coordenador da Zonal Orla do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Romeu Fraga, acredita que os animais estão subindo aos poucos do fundo das águas conforme avança o processo de decomposição. "Eles estão boiando e sendo levados até as margens", constatou. "Não haverá final de semana", alertou, justificando que o apodrecimento dos suínos contamina as águas e favorece o surgimento de doenças. As carcaças estão sendo levadas por caminhões de lixo para o aterro da prefeitura no município de Minas do Leão.

O mutirão de limpeza do DMLU permanece no Extremo Sul da Capital, sendo recolhidos também entulhos como galhos e troncos de árvores trazidos pela correnteza do Guaíba e que sujaram as praias. Segundo Romeu Fraga, permanece a suspeita de que os suínos mortos tenham vindo do Vale do Taquari, onde milhares de porcos foram tragados pelas enxurradas dos últimos dias. A Secretaria Estadual da Agricultura tenta confirmar a procedência dos animais, que tinham brincos de identificação nas orelhas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895