Prefeito admite que retirada de busto de Costa e Silva “não ocorreu da melhor forma”

Prefeito admite que retirada de busto de Costa e Silva “não ocorreu da melhor forma”

MP pediu recolocação da obra no ponto de onde foi retirada em Taquari

Samuel Vettori/Rádio Guaíba

General Costa e Silva foi presidente do Brasil durante o regime militar

publicidade

O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco (PT), disse que o busto do Marchal Arthur da Costa Silva já foi colocado em um local adequado e definitivo dentro do museu com o nome do militar, na casa onde ele nasceu no município. Na semana passada a peça foi retirada do centro da cidade com uma retroescavadeira e houve uma ação do Ministério Público para recolocá-la no mesmo lugar.

O prefeito reconheceu que a retirada não ocorreu da melhor forma. Justificou ainda que não consultou a Câmara de Vereadores sobre a retirada porque entendeu que se trata de um ato de responsabilidade do chefe do Executivo. Disse ainda ter consultado e verificado que não há proteção do Patrimônio Histórico para a peça.

O busto foi retirado na Praça Lagoa Armênia, principal ponto turístico do município. Costa e Silva foi presidente do país (1967 – 1969) durante o regime militar (1964-1985). Maneco explicou ter tomado a decisão de retirar o busto após o relatório da Comissão Nacional da Verdade ter apontado ex-presidentes do período de exceção como responsáveis por violação de direitos humanos. Ao lado da peça há uma cópia do relatório da comissão.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895