Prefeitos discutem soluções no primeiro Almoço Metropolitano da Granpal, em Porto Alegre

Prefeitos discutem soluções no primeiro Almoço Metropolitano da Granpal, em Porto Alegre

Evento foi realizado no 4º Distrito e reuniu gestores de prefeituras e entidades

Felipe Faleiro

publicidade

A primeira edição do Almoço Metropolitano, realizada no Mercado Paralelo, junto ao 4º Distrito, em Porto Alegre, teve como tema a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a importância da observação da mesma para o trabalho das administrações municipais. O evento, promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) nesta quinta-feira, teve a presença de prefeitos regionais, secretários e demais gestores.

O almoço iniciou sobre uma explanação a respeito da LGPD e sua aplicação na prática. As advogadas Ingrid Roiz e Vanessa Riva, do escritório Demóstenes Pinto Advogados, da Capital, expuseram os riscos para as prefeituras, caso não haja controle sobre a aplicação desta legislação. Já o presidente da Federasul, Anderson Trautmann Cardoso, um dos convidados, trouxe o cenário econômico atual, além do aspecto da Educação como fator diferencial, inovação e questões relacionadas à infraestrutura.

“Esta simples união dos prefeitos da Região Metropolitana já é um grande avanço para o alinhamento de ações desta importante região do nosso Estado. Sem dúvida alguma, este evento vai impulsionar estas ações que estão sendo realizadas em conjunto”, salientou Cardoso. Sobre a educação, o presidente da Federasul disse que “a participação dos prefeitos é fundamental”. “Vemos já uma dificuldade de obtenção de mão de obra no Rio Grande do Sul. E a redução da burocracia incrementa ainda nossa competitividade”, disse.

O presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, afirmou que o evento tem como objetivo proporcionar o diálogo entre os gestores municipais. “Esta é uma oportunidade de trocar conhecimentos e experiências, e para torná-los protagonistas de assuntos importantes como os que tratamos”, afirmou. Uma das grandes discussões foi relacionada à própria LGPD, cuja aplicação ainda é motivo de muitas perguntas por parte das administrações. 

Battistella reconheceu que a maioria dos municípios ainda não conseguiu realizar sua implantação. O secretário de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, Gustavo Ferenci, esteve presente representando o prefeito Sebastião Melo, e trouxe a experiência da Capital. Por fim, o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, falou a respeito da desburocratização no serviço público. De acordo com a Granpal, o Almoço Metropolitano terá periodicidade mensal.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895