Prefeitos reivindicam investimentos para ligação asfáltica na região Norte do RS

Prefeitos reivindicam investimentos para ligação asfáltica na região Norte do RS

Comitiva entregou ao governador um estudo que aponta a importância da ligação asfáltica entre a BR 386 e a RS 324

Felipe Samuel

Comitiva de prefeitos da região Norte do RS

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Uma comitiva de prefeitos da região Norte entregou ao governador Ranolfo Vieira Júnior nesta segunda-feira um estudo que aponta a importância da ligação asfáltica entre a BR 386 e a RS 324, entre Constantina e Engenho Velho. Os municípios reivindicam investimentos para pavimentação de um trecho de nove quilômetros. O objetivo do encontro no Palácio Piratini é sensibilizar o governo do Estado a aplicar cerca de R$ 10 milhões na região, conhecida também como Zona da Produção.

A mobilização dos prefeitos teve início após o governo gaúcho acenar com a possibilidade de aportar R$ 490 milhões em recursos próprios em rodovias federais. Contrários à iniciativa, prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) decidiram reivindicar parte do investimento para as rodovias estaduais. Presidente da Amzop e prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso explica que obras de ligação asfáltica permitiriam escoar a produção de grãos, entre outros.

“Aqueles R$ 500 milhões que seriam disponibilizados para o Governo Federal, agora que vão ser canalizados 'pra dentro do Estado', queremos que sejam colocados esses R$ 10 milhões para concluirmos esse trajeto de nove quilômetros, que seria extremamente importante. Essa reivindicação faz mais de 30 anos, é uma reivindicação antiga”, explica. Conforme Panosso, o estudo elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com o Sicredi revela a importância das obras.

“Esse estudo mostra a grande importância dessas ligações asfálticas para segurar esses jovens lá no campo, segurar as famílias lá no campo e também a sua produtividade, com melhor escoamento, segurança e economia de transporte, além de garantir a expansão dos negócios”, observa, acrescentando que os municípios de Engenho Velho e Ronda Alta vão bancar outro trecho de mais nove quilômetros. Chefe do Departamento de Economia da UFSM, Nilson Luiz Costa coordenou o estudo.

Ele explica que as obras seriam realizadas numa região entre a RS 324 e a BR 386. “São dois corredores. Como tem rio e não tem infraestrutura asfáltica, basicamente as duas regiões ficam desconectadas uma da outra. E essa infraestrutura asfáltica vai permitir que essa microrregião acabe integrando essa região a partir desse ramal. Isso aumenta a competitividade”, destaca, em visita ao Correio do Povo. Participaram do encontro os prefeitos de Engenho Velho, Diego Bergamaschi; de Constantina, Fidelvino Menegazzo; de Novo Xingu, Jaime Edsson Martini; e a prefeita de Liberato Salzano, Juliane Pensin.

Completaram a comitiva o vice-prefeito de Engenho Velho, Edson Martinelli; o vice-prefeito de Frederico Westphalen, João Vendruscolo; o presidente da Câmara de Engenho Velho, Claudiomiro Rissotto; e o secretário da Indústria e Comércio e membro do comitê de Planejamento e Desenvolvimento de Constantina, Aluísio Valle; secretário da Fazenda e presidente do PSDB de Liberato Salzano, Rafael Scariot; presidente do comitê de planejamento e desenvolvimento do município de Constantina e gerente do Sicredi, Airton Locatelli; o presidente do PSDB de Constantina, vereador Nildo Zanella; e Nilson Costa, professor da UFSM. 

De acordo com o secretário de Logística e Transportes, Luiz Gustavo Souza, o projeto da obra que ligará a BR-386 a ERS-324, em Ronda Alta, que está sendo atualizado por empresa contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), com investimento de R$ 250 mil, deverá ser concluído até setembro, quando estará apto ao processo licitatório. Após a licitação e tendo valor estimado, a obra poderá ser incluída no orçamento de 2023.


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