Prefeitura avalia projeto para instalar aeromóvel na zona Sul de Porto Alegre

Prefeitura avalia projeto para instalar aeromóvel na zona Sul de Porto Alegre

Estudo da Trensurb prevê 17 quilômetros do Centro até a avenida Juca Batista

Cláudio Isaías / Correio do Povo

publicidade

O estudo de viabilidade de uma nova linha do aeromóvel ligando o Centro de Porto Alegre a zona Sul da Capital foi apresentado nesta terça-feira ao prefeito José Fortunati pela direção da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb). O projeto prevê um total de 17 quilômetros com diferentes opções de traçado, saindo do Mercado Público com terminais na Praça Itália, em frente ao shopping Praia de Belas, o terminal Cristal em frente ao BarraShopping e na avenida Juca Batista, na zona Sul da Capital.

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, informou que entre as possibilidades está também a construção de uma linha do aeromóvel que circularia pela Orla do Guaíba. Segundo Kasper, para realizar a ligação da Estação Aeroporto do Trensurb ao terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o custo do quilômetro foi de R$ 60 milhões.

O material será analisado num prazo de até 90 dias pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Segundo o diretor-presidente Vanderlei Cappellari o estudo de demanda apresentado aponta para a viabilidade do projeto. “O projeto não precisa ser executado uma única vez podendo ser dividido em etapas”, explicou. “A etapa que teremos pela frente é de críticas e apontamentos para entregarmos um melhor modelo ao prefeito José Fortunati”, acrescentou. Nos próximos três meses será discutido o modelo escolhido.

O investimento na ligação do Centro à Zona Sul via aeromóvel dependerá do traçado a ser escolhido pela prefeitura. No estudo, também foi prevista a possibilidade de integração com os outros sistemas de transporte existentes em Porto Alegre e com os que serão implantados (BRTs e metrô), e com o Catamarã da zona Sul.

O prefeito disse que os técnicos da empresa farão uma avaliação do impacto e das possibilidades de implantação do projeto. “Assim que tivermos os resultados dessa análise faremos uma nova reunião com a Trensurb para definir os próximos passos”, explicou Fortunati.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895