Prefeitura avalia reabrir Mirante do Dmae com foco na educação ambiental

Prefeitura avalia reabrir Mirante do Dmae com foco na educação ambiental

Local fechado há cinco anos deve ter foco na contemplação do Guaíba e ensino

Brenda Fernández

Sem calendário previsto, serviço deve ter foco na contemplação do Guaíba e na educação ambiental

publicidade

A população de Porto Alegre não acessará tão cedo uma das vistas mais privilegiadas para o Guaíba. Desativado há cinco anos, o Mirante Cristal segue fechado enquanto o Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae) define um plano para sua reabertura na zona Sul da Capital. A utilização da estrutura para ações de conscientização sobre meio-ambiente é a principal meta.

De acordo com o diretor do Dmae, Alexandre Garcia, a retomada do acesso da população à estrutura, é estudada. Contudo, ele destaca que é preciso de um momento adequado, até mesmo pelo cenário atual de pandemia da Covid-19. “Não adianta simplesmente abrir o mirante, precisa ter momentos bem definidos de estar disponível pra população e oferecer alguém que mostre o espaço às pessoas. Senão, você entra ali e vê o Guaíba tal como veria de vários prédios da cidade. Precisamos fazer uma contemplação completa”, explicou.

Uma preocupação sobre a área, é quanto ao investimento público para sua manutenção. Garcia destaca que atualmente o mirante não gera gastos extras, pois se utiliza dos serviços de limpeza e segurança prestados à Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE). No entanto, a conta teria que ser revista para a retomada do público, com a contratação de um profissional que guiasse as visitas. O diretor não descarta uma parceria com a iniciativa privada: “É um contrato que precisa ser muito bem desenhado, porque ele está dentro de uma estação de bombeamento”. A EBE bombeia mais de 1 mil litros de esgoto por segundo, salienta o Dmae.

O mirante também precisa de reparos e restaurações ocasionais. O órgão afirmou em 2020 que foram feitas, desde 2016, três licitações para a contratação dos serviços de reformas. Neste processo, a prefeitura buscou adequar o projeto devido às especificações de um vidro importado quebrado durante um temporal, buscando uma forma de viabilizar a confecção dele em território nacional. Apenas na terceira licitação, o Dmae contratou as reformas necessárias. O órgão, no entanto, não divulgou na época o nome da empresa e o valor gasto.

O modelo que o Dmae estuda hoje para o Mirante Cristal tem dois pilares como foco: a contemplação do Guaíba e, sobretudo, a educação ambiental. É neste segundo tema que a atual administração vê o principal objetivo. Além de ser uma aproximação com o lago, a pasta pensa em ações que envolvam crianças e adolescentes com a importância de um sistema de bombeamento de esgoto na cidade.

A aproximação da cidade com o Guaíba também é um fator importante para o diretor Alexandre Garcia, que elogia a restruturação da Orla. “Temos visto algumas discussões sobre o muro da Mauá, a cidade em determinados momentos cresceu de costas para o lago. Precisamos ficar de frente, contemplar ele”, apontou.

Sobre o Mirante Cristal

Com 26 metros de altura, o Mirante do Dmae, como é conhecido, foi construído em 2012 na avenida Diário de Notícias, na zona Sul de Porto Alegre. A inauguração da estrutura, com a presença do então prefeito José Fortunati, ocorreu no dia do aniversário da Capital, em 26 de março. A obra fez parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) que tinha como objetivo acrescentar uma utilização turística às Estações de Bombeamento de Esgoto - EBEs Cavalhada (C2) e Cristal.

O espaço turístico para observação da Orla do Guaíba recebeu convidados e políticos no dia de sua inauguração. Entretanto, a população só pôde desfrutar do mirante dois anos depois, em 2014. Na época, como reportou o Correio do Povo, a estrutura dependia de liberação técnica para receber seus visitantes – que teriam que marcar as visitas gratuitas. De acordo com o Departamento, o espaço recebeu 168 eventos – visitação de público e de escolas – naqueles dois anos de funcionamento. Segundo o Dmae, as escolas foram recebidas pela equipe de educação ambiental.

No site da prefeitura de Porto Alegre, na seção do Dmae, ainda constam informações para agendamento de visitas com duração de 30 minutos.

Reconhecimento internacional

O Mirante do Dmae recebeu reconhecimento internacional em 2012, logo que foi inaugurado. A estrutura, assinada pelos arquitetos Moacyr Moojen Marques e Sérgio M. Marques, foi selecionada entre as 10 melhores obras construídas no Brasil e representou o país na VIII Bienal Iberoamericana de Arquitetura da Argentina e da Coreia do Sul.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895