Prefeitura confirma funcionamento do comércio nos fins de semana em Porto Alegre

Prefeitura confirma funcionamento do comércio nos fins de semana em Porto Alegre

Executivo garante maior fiscalização do cumprimento das normas sanitárias

Correio do Povo

Prefeitura reitera importância da fiscalização para os locais funcionarem

publicidade

Após as flexibilizações do governo do Rio Grande do Sul, a prefeitura de Porto Alegre ampliou o horário de funcionamento para o comércio não essencial e o setor gastronômico na cidade. Agora, eles poderão abrir aos finais de semana e funcionar até 20h - lojas - e 22h - bares e restaurantes. 

Outro setor que teve suas restrições flexibilizadas foram as academias, que podem funcionar todos os dias da semana até às 22h. O decreto deve ser publicado ainda nesta sexta-feira e as determinações passam a valer já neste sábado. O Executivo reitera que irá reforçar os protocolos sanitários e no cumprimento das regras vigentes de distanciamento.

De acordo com o secretário municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, a ampliação dos horários é fundamental para que a cidade encontre o equilíbrio entre a saúde a preservação do emprego e renda. “A retomada segura das atividades econômicas será possível com o comprometimento da população e empresários em seguir os protocolos sanitários”, destacou. 

Neste momento, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, 101,51% dos leitos estão ocupados nos hospitais e 71 pacientes com a Covid-19 aguardam uma vaga. 

Principais mudanças previstas no decreto estadual

Supermercados, farmácias e serviços essenciais – Permitido todos os dias. Pode receber clientes presencialmente sem restrições de horário, desde que com restrições de distanciamento.

Comércio não essencial – Permitido todos os dias: das 5h às 20h. Pode receber clientes presencialmente com restrições. Das 20h às 5h, somente delivery.

Restaurantes, lanchonetes, bares, sorveterias – Permitido somente para refeições. Proibido happy hour. De segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, pode receber clientes presencialmente, com restrições. Ingresso até as 22h e saída até as 23h. Das 22h às 5h, somente delivery.

Sábado, domingo e feriado: das 5h às 15h, pode receber clientes presencialmente, com restrições. Ingresso no estabelecimento até as 15h e saída até as 16h. Das 15h às 20h, atendimento pode ser feito por delivery e pegue e leve. Das 20h às 5h, somente delivery.

Feira livre de comércio não essencial - Autorizado comércio de produtos não essenciais, como artesanato, em feiras livres, com distanciamento de 3 metros entre barracas, controle de acesso e de fluxo de acesso às bancas.

Esportes individuais ou em dupla - Autorizados os jogos de no máximo quatro pessoas, sem contato, sem público, com agendamento prévio e intervalo mínimo de 15 minutos entre os jogos para higienização.

Academias – Permitido todos os dias das 5h às 22h. Limite máximo de uma pessoa para 16 metros de área.

Transporte Coletivo – Limite de passageiros transportados em cada veículo será o número de assentos e até 10 passageiros em pé em ônibus comuns e 15 em ônibus articulados.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895