person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura convoca 235 profissionais do Imesf para unidades de saúde

Edição extra do Diário Oficial busca garantir atendimentos em Porto Alegre na terça-feira

Servidores protestaram nesta segunda-feira | Foto: Guilherme Kepler / Especial CP

De forma emergencial, a prefeitura de Porto Alegre convocou, em edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira, 235 profissionais do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). Conforme o Paço Municipal, a medida foi necessária diante da desassistência causada à população em função do abandono dos postos de trabalho após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a criação da entidade.

Os trabalhadores realizaram paralisação nesta segunda-feira, em meio à incerteza sobre o futuro de seus vínculos empregatícios. A gestão municipal projeta para estar terça-feira a retomada em sua totalidade nas unidades de saúde. Segundo nota, "a falta destes profissionais ao serviço ocasionou o fechamento de 67 Unidades de Saúde na manhã desta segunda-feira e cerca 500 mil pessoas ficaram sem atendimento na Capital".
 
Os funcionários do Imesf possuem vínculo celetistas e a falta registrada irá ocasionar o desconto em folha, além de advertência, podendo chegar à demissão por justa causa, conforme prevê a legislação que rege as contratações através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Correio do Povo