Prefeitura de Porto Alegre firma cooperação para logística reversa de eletroeletrônicos

Prefeitura de Porto Alegre firma cooperação para logística reversa de eletroeletrônicos

Na Capital, ministro do meio Ambiente, Joaquim Leite, participou de ato de implantação de central para os resíduos

Correio do Povo

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre assinou nesta segunda-feira, em Cachoeirinha, um termo de cooperação para a implementação da Logística Reversa de Eletroeletrônicos com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree). O prefeito Sebastião Melo recebeu o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que participou também de ato de implantação da Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos de Porto Alegre. 

O fortalecimento da política de destinação dos resíduos é operacionalizada através da parceria público-privada com a empresa Trade, com central instalada em Cachoerinha. Conforme o presidente da Abree, Sergio Mauricio, Porto Alegre é a 10ª capital brasileira a ingressar na política nacional, chamada de Lixão Zero, que trabalhará pela destinação final ambientalmente correta para os resíduos eletroeletrônicos da Capital. 

A partir de agora, o cidadão poderá agendar a coleta de eletroeletrônicos por telefone, e-mail ou WhatsApp. O prefeito enfatizou a importância da parceria para essa busca ativa. "Somar esforços é o caminho. É através das parcerias que estamos avançando nos diferentes setores de prestação de serviços. O lixo pode ser problema e pode ser solução. Essa nova cooperação vai nos permitir avançar na busca ativa e estimular de forma concreta o descarte correto", afirmou. 

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, a medida irá fazer gerar mais empregos. “O grande desafio é trazer a nova economia verde para a realidade, fazendo a transição de uma empresa poluidora para a correta destinação. O reuso dessa matéria é fundamental, porque gera empregos verdes e preserva a natureza. Esse passo mostra que Porto Alegre está acelerando no rumo da gestão ambiental", disse o ministro. 

A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, reforçou que este é um primeiro passo rumo a um novo momento dessa política pública na Capital. “Separar e reciclar tem que ser fácil para o cidadão. Essa nova parceria permite a logística para que as pessoas descartarem corretamente. Vamos avançar cada vez mais", reforçou. 

Também participaram do ato em Cachoeirinha o prefeito em exercício do município, Maurício Medeiros; secretário adjunto de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Guilherme de Souza; secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França; os secretários municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm; de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia; diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques; e os vereadores Cláudia Araújo e Moisés Barboza. 

Os agendamentos podem ser feitos pelos seguintes contatos: telefone (51) 3469.0906; WhatsApp (51) 98659.7295; e e-mail coletatrade@gmail.com. O horário de atendimento é das 8h às 18h.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895