Prefeitura de Porto Alegre homenageia ex-atletas olímpicos

Prefeitura de Porto Alegre homenageia ex-atletas olímpicos

Solenidade ocorreu nesta sexta-feira, dia da abertura dos Jogos Olímpicos em Tóquio

Cláudio Isaías

Solenidade ocorreu nesta sexta-feira, dia da abertura dos Jogos Olímpicos em Tóquio

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre realizou nesta sexta-feira uma homenagem para ex-atletas olímpicos durante uma solenidade no Paço Municipal. A entrega dos certificados foi feita pelo prefeito Sebastião Melo e pelo secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko. A cerimônia contou com as presenças do nadador Mauri Fonseca e do jogador de vôlei Marco Antônio Volpi, que representaram o Grêmio Náutico União (GNU). Os dois estiveram na  Olimpíada de Tóquio, em 1964. A solenidade também contou com o capitão do tetracampeão mundial em 1994, Dunga e os zagueiros Pinga e Aloísio, que disputaram a Olimpíada de Los Angeles em 1984, e o campeão mundial de judô, João Derly.

O evento foi realizado no dia em que foi realizada a abertura da Olimpíada de Tóquio, no Japão. O secretário Kiko afirmou que os atletas receberam a homenagem pelas atividades desempenhadas ao longo das suas carreiras e a participação em diversas edições dos jogos. 

Cada esportista recebeu das mãos do prefeito Sebastião Melo um certificado de reconhecimento do município. "Esse é um registro muito importante. Atleta jamais deixa de ser atleta. Somos gratos a cada um de vocês e ao esporte, que é disciplina, respeito e inclusão", destacou Melo. O prefeito disse ainda que esporte tira crianças e jovens do mundo das drogas e forma cidadãos. "Vamos incentivar cada vez mais a prática do esporte na nossa cidade", acrescentou o prefeito.

Um dos homenageados foi o ex-jogador de futebol Dunga, que defendeu as cores do Brasil nos jogos olímpicos de Los Angeles, em 1984. O hoje técnico de futebol fez questão de valorizar cada um dos atletas presentes e reforçou a importância do esporte na vida das pessoas. "O esporte mudou nossas vidas e a de muita gente também. Eu o vejo como o melhor caminho e melhor ferramenta de educação no nosso país", acrescentou.

A judoca Mariana Passos Martins, na época atleta da Sogipa, disputou a Olimpíada de Sidney em 2000. "Tinha 17 anos e foi uma batalha conseguir uma classificação. Foi maravilhoso e disputei duas lutas na categoria até 48 kg contra uma atleta da Alemanha e da Bélgica", destacou Mariana Passos que ficou em sétimo lugar na sua categoria. 

A cerimônia realizada no Paço Municipal  contou com as presenças dos ex-atletas olímpicos Marco Antônio Volpi (natação/Tóquio/1964); Mauri Fernandes da Fonseca (natação/Tóquio/1964);  Sérgio Pinto Ribeiro (natação - Montreal/1976 e Moscou/1980); Otávio Bandeira (remo/Barcelona); Luciano Finardi (esgrima/Barcelona) e Ricardo Menalda (esgrima/Barcelona/1992); Marcelus Marcili (remo/Atlanta/1996); João Souza (esgrima/ Pequim/2008); William Giaretton (remo/Rio de Janeiro/2016); Jorge Teixeira (atletismo - Seul/1988 e Barcelona/1992); Mariana Passos Martins (Judô/ Sidney/2000); João Derly (judô/Pequim/2008); Aloísio Gonçalves, Dunga e Pinga (futebol/Los Angeles/1984); Marco Aurélio Paradeda (iate/Los Angeles/1984); Rolf Nehm (iate/Los Angeles) e Gérson Klippel (ginástica/Los Angeles/1984).


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895