Prefeitura de Porto Alegre inaugura escola infantil no bairro Mário Quintana

Prefeitura de Porto Alegre inaugura escola infantil no bairro Mário Quintana

Instituição homenageia político gaúcho, Cezar Busatto, que faleceu em 2018

Taís Teixeira

publicidade

A Escola Marista de Educação Infantil Cezar Busatto já é uma realidade. Na sexta-feira, o prefeito Sebastião Melo, a secretária de Educação, Janaina Audino, e o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, entregaram a escola que tem no seu nome uma homenagem ao político gaúcho que faleceu em 2018. A creche está localizada no Loteamento Irmãos Maristas, no bairro Mario Quintana, Zona Norte da Capital. 

A obra foi construída em nove meses e custou R $4 milhões, investidos pela Fraport Brasil, como contrapartida à ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, administrado pela empresa. A escola, com uma área de 800 metros quadrados, vai oferecer 120 vagas com o propósito de atender crianças de 0 a 5 anos e 11 meses em período integral com no mínimo de 10 horas diárias por meio do atendimento filantrópico da Rede Marista. 

O prefeito Sebastião Melo explicou por que deu o nome de Cezar Busatto. “Foi uma referência de vida pública e um exemplo de transformação pessoal e envolvimento nas questões sociais”, esclareceu. “Ao entregar uma creche, estamos entregando a oportunidade de uma vida melhor para essas crianças”, afirmou. O secretário de Desenvolvimento Extraordinário do Rio Grande do Sul, Leonardo Busatto, na condição de filho do homenageado, se emocionou ao falar do pai. “Uma pessoa pode mudar de plano, mas a imagem, o legado, a história, isso fica eternizado”, declarou.

A secretária Janaina Audino ressaltou que esse projeto é uma vitória para uma pasta tão importante para Porto Alegre. “Lembro como era quando visitamos o local e como está e sinto gratidão a todos que participaram da construção desse espaço”, falou. O secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, destacou que o local onde a escola foi construída era abandonado, destacando que essa é uma conquista valorosa, mas que há outras áreas que precisam de melhorias no bairro.

Machado comentou que assentamento dos moradores da Vila Nazareth, no loteamento do bairro Mário Quintana, proporcionou que vivessem em condomínios, o que exige que paguem luz, IPTU e outras contas que não faziam parte da rotina deles, ficando mais pesado, principalmente pelo empobrecimento causado pela pandemia do coronavírus. “Para aliviar os moradores, estamos viabilizando um projeto de implementação de energia fotovoltaica previsto para 2023, o que vai retirar a conta de luz do orçamento dos moradores”, antecipou.

O gerente da área social da rede marista, Luciano Barrachini, disse que, com a entrega do prédio, a instituição custeará as despesas da escola. "Nossa estimativa de investimento é de R$ 1,6 milhão em um de funcionamento", explica. O próximo passo é organizar a equipe de trabalho, que deve ter 25 profissionais entre professores, auxiliares de limpeza, entre outros. As inscrições devem começar em janeiro, e o começo das aulas está previsto para 14 de fevereiro. 

A CEO da Fraport Brasil, subsidiária da companhia alemã, Andrea Pal, ressaltou que investir nesse projeto significa investir no futuro. “Pretendemos continuar com o trabalho de responsabilidade social junto, agora ajudando na reforma do galpão de reciclagem”, sinalizou. 

A presidente do Clube de Mães, Elisângela de Matos, disse que sente muita alegria em ver a escola em pé. “Estou emocionada, está tudo lindo”, relatou. Ela disse que o clube de mães nasceu para ajudar nas questões que envolvem a comunidade e que hoje tem 12 mães. Elisângela adianta que a próxima causa é a finalização do galpão de reciclagem. “São mais de 60 recicladores que precisam de um local adequado para trabalhar”, explica.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895