Prefeitura de Porto Alegre prevê licitação para obras da João Alfredo no primeiro semestre de 2022

Prefeitura de Porto Alegre prevê licitação para obras da João Alfredo no primeiro semestre de 2022

Conceito de Rua Completa busca distribuição do espaço de forma democrática, mas privilegiando a permanência e a circulação de pedestres

Rádio Guaíba

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre prevê para o primeiro semestre de 2022 a licitação para as obras da primeira “Rua Completa” da cidade. A ideia do Paço Municipal é modernizar a rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa. O projeto teve detalhes apresentados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), na noite dessa quarta-feira, durante encontro virtual.

O conceito de Rua Completa, através do projeto-piloto de Requalificação da João Alfredo, busca a distribuição do espaço de forma democrática. O objetivo é dar conforto e segurança às pessoas de todas as idades e a usuários de meios de transporte respeitando o contexto local, a identidade da via e as prioridades da comunidade.

Com uma área de intervenção de 15 mil metros quadrados e 650 metros de extensão – entre as avenidas Loureiro da Silva e Aureliano de Figueiredo Pinto, o projeto para a rua João Alfredo visa à qualificação do espaço público, buscando a renovação do local, privilegiando a permanência e a circulação de pedestres e interligando a Cidade Baixa com a Orla e o Centro Histórico.

O projeto, que teve a implantação iniciada ainda em 2017 pela gestão anterior, é composto por duas etapas: a do Urbanismo Tático e a das Obras Definitivas. O Urbanismo Tático, já concluído, permite testar mudanças no desenho urbano antes da implementação permanente. Conforme a Prefeitura, essa etapa compreendeu mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo.

Em 2020, a prefeitura publicou o edital de licitação para o Projeto Executivo de requalificação da João Alfredo. A empresa vencedora começou a elaborar o estudo em outubro do ano passado. O trabalho entra, agora, em fase de finalização.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895