Prefeitura de São Leopoldo assume coleta de lixo do município

Prefeitura de São Leopoldo assume coleta de lixo do município

Empresa responsável suspendeu o recolhimento dos resíduos na quinta-feira

Stephany Sander

Empresa responsável suspendeu o recolhimento dos resíduos na quinta-feira

publicidade

Em uma ação emergencial, a Secretaria de Serviços Públicos de São Leopoldo disponibilizou quatro caminhões compactadores, que com o reforço de outros sete caminhões das cooperativas recicladoras do município, realizam durante a tarde desta sexta-feira, o recolhimento do lixo doméstico na cidade. A empresa responsável pelo serviço, a SL Ambiental, suspendeu o trabalho na quinta-feira, alegando como principal motivo o embargo do aterro sanitário pela prefeitura.

Outro problema levantado pela empresa para a paralisação foram questões financeiras. “Nós negociamos a dívida com a empresa, que era de R$ 35 milhões, na Justiça, e nesta sexta-feira mesmo estamos pagando mais uma parcela de R$ 90 mil”, destacou o prefeito Aníbal Moacir. Sobre o aterro municipal, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) explicou que a empresa SL Ambiental foi autuada por estar operando em desacordo com a licença ambiental emitida pelo órgão, que está vigente. “A coleta, que não é atividade licenciável, é de responsabilidade da Prefeitura de São Leopoldo e, caso o município não deseje mais enviar o lixo para o local licenciado, um novo local deverá ser apresentado pela prefeitura junto à Fepam. A prefeitura ainda foi oficiada para levantar o embargo determinado por ela, uma vez que o licenciamento ambiental compete a Fepam”, explicou a fundação.

O chefe do Executivo diz que a questão já foi resolvida. “Houve um mal entendido, que resultou no embargo do aterro”, destacou. Além de ter restabelecido o serviço de recolhimento de lixo em caráter emergencial, a administração está providenciando a contratação de uma nova empresa para realizar a coleta domiciliar enquanto não for definida a situação com a SL Ambiental. “Estamos fazendo o recolhimento, vamos realizar a triagem nas cooperativas, onde o lixo doméstico será recolhido e transportado até o aterro sanitário em Minas do Leão. Na próxima semana vamos definir de vez com quem ficará o serviço de coleta”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Charles Pierre.

O cronograma da coleta de lixo domiciliar seguirá o mesmo roteiro semanal da coleta seletiva até a situação ser regularizada. “É importante que a população continue fazendo a separação do lixo seco e orgânico para agilizar o processo de triagem nas cooperativas”, lembrou Pierre. A partir de segunda-feira, a prefeitura disponibilizará também 40 caçambas, de 4 metros cúbicos cada uma, para que a população possa depositar o seu lixo doméstico. Os primeiros bairros atendidos serão Arroio da Manteiga e Boa Vista, cada um com 20 caçambas instaladas, em pontos estratégicos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895