Prefeitura de Viamão quer revitalização do parque Saint Hilaire

Prefeitura de Viamão quer revitalização do parque Saint Hilaire

Decreto assinado nesta quinta reduz da área em razão das ocupações irregulares

Lancepress

publicidade

A partir de um decreto assinado na manhã desta quinta-feira pelo prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, o Parque Saint-Hilaire, que está localizado na área geográfica da cidade, mas que até a última quarta-feira era ainda gerenciado por Porto Alegre (e continua sendo propriedade da capital), agora passa a ter gestão e fiscalização da prefeitura da cidade de Viamão.

O decreto, de acordo com Bonatto, reduz o tamanho da área do Parque Saint Hilaire de 1148 hectares para 908 hectares, em razão do espaço que foi ocupado por cerca de 1000 famílias ao longo dos anos. “Através desta ação, os locais de ocupação não farão mais parte da área do Parque Saint Hilaire. Desta forma, conseguiremos mais facilmente trabalhar aspectos de resgate de reserva permanente, bem como a recuperação de danos ambientais.”

A intenção, segundo ele, é potencializar ações de lazer, turismo e desenvolvimento daquela localidade. Bonatto explicou que um Grupo de Trabalho (GT), formado por representantes de Viamão e Porto Alegre, foi criado na primeira semana de maio e, nos próximos 30 dias, focará na discussão e análise de aspectos que proponham melhorias ao Saint Hilaire, sendo também possível buscar parcerias pública-privadas para melhorar a estrutura interna e o atendimento à população.

“Com relação as famílias ocupantes, que são todas de Viamão, o GT já tem uma posição bem definida. É preciso proporcionar a regularização fundiária, pois o direito de propriedade já existe. Precisamos atuar com responsabilidade social e ambiental das áreas.”

Dentro deste contexto, Bonatto ainda salientou a importância da construção do Hospital Veterinário Vitória, uma entidade pública, cuja demanda é antiga, que será erguido junto ao Parque e que beneficiará as duas cidades. “E a gestão também será compartilhada. O projeto da construção está em fase final”, comenta o prefeito, acrescentando que o investimento deverá ser proveniente de parcerias público-privado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895