Prefeitura desativa prédio da Smic e departamento passa a atender na Cidade Baixa

Prefeitura desativa prédio da Smic e departamento passa a atender na Cidade Baixa

Mudança decorre de falta de luz e infiltração no prédio, junto ao Túnel da Conceição

Daiane Vivatti/Rádio Guaíba

publicidade

A partir de segunda-feira, o Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre passa a atender o público no prédio do Departamento de Turismo, localizado na Travessa do Carmo, 84, no bairro Cidade Baixa. Na quarta-feira passada, os 45 funcionários começaram a desocupar o prédio que já pertenceu à Smic (Secretaria Municipal de Indústria e Comércio), localizado na avenida Osvaldo Aranha, junto ao Túnel da Conceição.

Conforme a Prefeitura, a mudança ocorreu devido a um impasse envolvendo falta de energia elétrica, já que o furto da fiação do imóvel obrigou o aluguel de um gerador. Mensalmente, a Prefeitura gasta aproximadamente R$ 26 mil para manter o equipamento. Para solucionar a falta de luz, era preciso construir uma subestação, que custa em torno de R$ 260 mil. O gerador vai ser desligado na próxima terça-feira.

Ainda segundo a SMDE, há problemas graves de infiltração e, quando chove, todo o primeiro andar alaga. O Departamento de Indústria e Comércio coordena Feiras, além de políticas de microcrédito, regularização, fiscalização e expedição de alvarás, por exemplo.

Para viabilizar a mudança, o gabinete do secretário, administrativo e outros setores da SMDE deixaram o prédio da Travessa do Carmo e foram integrados ao Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPoa), que funciona na rua Uruguai, 155, em frente ao Paço municipal.

Já a destinação do antigo prédio da Smic segue definida. No mês passado, o prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que, entre as possibilidades, está a de concessão do imóvel para a Secretaria da Educação ou da Saúde, ou até mesmo a uma empresa privada em troca de investimento em uma área pública.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895