Prefeitura fará nova consulta pública sobre relógios de rua antes de lançar edital

Prefeitura fará nova consulta pública sobre relógios de rua antes de lançar edital

Ideia é que os equipamentos sejam dotados também de câmeras de videomonitoramento

Cláudio Isaías

Novo edital será avaliado pela população que poderá apresentar sugestões

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Desligados desde junho de 2015, os relógios de rua de Porto Alegre terão uma nova consulta pública antes do lançamento do edital de instalação dos novos equipamentos, segundo a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas. O secretário Bruno Vanuzzi informou nesta sexta-feira que o processo já está na Procuradoria-Geral do Município (PGM) para análise final e que a nova consulta deverá ter um prazo de 30 dias. O edital completo será avaliado pela população que poderá apresentar sugestões.

Em janeiro deste ano, a prefeitura de Porto Alegre decidiu ouvir os porto-alegrenses sobre onde os relógios seriam instalados na Capital. A ideia da secretaria é dotar a cidade de relógios que forneçam outras informações além do horário, temperatura ou qualidade do ar. A ideia é que os equipamentos sejam dotados de câmeras de videomonitoramento ligadas à rede de fibra óptica do município, agregando 168 novos pontos ao monitoramento do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), com o objetivo de ampliar o cercamento eletrônico da cidade.

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Os locais escolhidos vão observar as diretrizes de trânsito e do mobiliário urbano. Além disso, os relógios poderão fornecer serviços de WiFi gratuitos para a população e também possibilitar aos órgãos municipais a divulgação de informações de interesse público. Ao final da consulta pública e de posse do material coletado junto à sociedade, a prefeitura organizará uma audiência pública para referendar os resultados e então publicar o edital.

O vencedor da disputa ficará responsável pela instalação e a manutenção dos novos relógios e retirada das estruturas antigas. Hoje, de acordo com a prefeitura, existem 50 relógios desligados na cidade. Um deles está localizado na avenida Salgado Filho, no Centro de Porto Alegre. Outro que chamava a atenção de quem circulava pelo Centro Histórico era o relógio localizado na praça da Alfândega. A estrutura do equipamento que estava bastante deteriorada e corria o risco de cair. O equipamento foi retirado pela prefeitura.

A intenção do Executivo municipal é ampliar o número de relógios na Capital passando de 50 para 168 equipamentos, observando critérios urbanísticos, de trânsito, de segurança e de tecnologia. Os equipamentos pararam de funcionar em junho de 2015, quando a gestão do ex-prefeito José Fortunati rescindiu o contrato com a empresa que realizava a manutenção dos equipamentos.

O atual processo é a quarta tentativa de reativar os equipamentos. A licitação mais recente acabou sendo cancelada na metade do ano passado, na medida em que o poder público municipal concluiu que o modelo proposto - que previa a instalação de placas de logradouros como contrapartida - estava afastando eventuais interessados.

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