Prefeitura faz bloqueio contra a Raiva em cães e gatos

Prefeitura faz bloqueio contra a Raiva em cães e gatos

Ação segue até a próxima quinta-feira no Centro de Porto Alegre

Mauren Xavier / Correio do Povo

Ação segue até a próxima quinta-feira no Centro de Porto Alegre

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou a realizar na manhã desta terça-feira um bloqueio contra raiva canina e felina no Centro de Porto Alegre. A ação, que seguirá até quinta-feira, foi necessária após a identificação de um morcego com a doença. O bloqueio ocorre em uma área de 300 metros no entorno da rua General Salustiano. Também foi identificado um morcego morto com resultado positivo de raiva no bairro Santana. Porém, ainda não há previsão para a realização de bloqueio similar.

O vírus da raiva é transmitido aos humanos principalmente por morcegos, cães e gatos. A pessoa, assim como os animais, após serem infectados morrem em função da doença. Uma das maneiras de se evitar a transmissão é a vacinação anual dos gatos e cachorros. A imunização é obrigatória e deve ser feita pelo seu dono, como previsto em legislação. Segundo a veterinária da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, Renata Casanova, o bloqueio consiste em conversar com os moradores da região, confirmando se os mesmos têm as carteiras de vacinação dos animais de estimação e se está em dia.

Ela reconheceu que há um desconhecimento muito grande das pessoas em relação à doença. “A maioria acha que a raiva está erradicada ou espera a vacinação em massa, que não é mais realizada há uma década”, enfatizou. A veterinária explicou ainda que o ideal é que as pessoas mantenham a carteira de vacinação atualizada com o apoio do seu veterinário, que é o responsável pelo acompanhamento da saúde do animal.

Ela enfatizou ainda a importância de se ficar atento aos comportamentos dos animais, como agressividade, salivação abundante, dificuldade em engolir, paralisia, convulsões e morte súbita. Morador da General Salustiano, Yula Mazzini aproveitou o bloqueio para imunizar os três filhotes de gatos. “É um ação de alerta importante”, avaliou.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895