Prefeitura fecha parceria para revitalizar piso do Calçadão da Rua da Praia

Prefeitura fecha parceria para revitalizar piso do Calçadão da Rua da Praia

Obras no Centro Histórico da Capital devem ter início até o fim de 2012 e incluir passagens de acessibilidade

Maria Eduarda Fortuna/Rádio Guaíba

Prefeitura fecha parceria para revitalizar piso do Calçadão da Rua da Praia

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre e a Associação dos Bancos do Estado do Rio Grande do Sul (Asbancos) formalizaram, nesta quinta-feira, um projeto para revitalizar o Calçadão da Rua da Praia, no Centro Histórico da Capital. Além do apoio dos bancos assossiados à Entidade, a iniciativa envolve a parceria do Sindicato das Instituições Financeiras Não-Bancárias do Rio Grande do Sul e do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre.

A reforma envolve a troca do piso do trecho da rua dos Andradas que vai da General Câmara à Marechal Floriano Peixoto, conhecido como “Calçadão da Rua da Praia”, incluindo, ainda, o reparo das redes subterrâneas de serviços, como água, esgoto, energia e rede lógica. O tipo de cobertura para o passeio só deve ser definido após o estudo, com base em normas já estabelecidas na legislação municipal.

De acordo com o prefeito José Fortunati, o início das obras depende do projeto executivo e da abertura de uma linha de crédito junto a uma instituição financeira. Apesar disso, a iniciativa deve sair do papel até o final de 2012. Ainda não há, segundo ele, um valor estimado para o orçamento. O prefeito ressaltou a necessidade de parcerias para qualificar o Centro Histórico. “Vamos trabalhar com os aspectos estéticos da Rua da Praia, mas a acessibilidade para cadeirantes também vai ser priorizada. Queremos que a Rua seja acolhedora, voltada para as pessoas”, explicou Fortunati.

O presidente da Asbancos, Túlio Zamin, enfatizou a importância da Rua da Praia para a história dos bancos, que tiveram origem e crescimento no local . Segundo ele, é justo que a instituição contribua para o resgate da tradição. “É preciso revitalizar a perspectiva do comércio, que sem duvida, também interessa pra rede bancária instalada nesse eixo e permite qualificar a relação com a clientela”, afirmou. 

A iniciativa também é uma adesão ao projeto Minha Calçada. A proposta é revitalizar as calçadas da cidade e conscientizar os cidadãos sobre as próprias responsabilidades no processo de conservação do passeio público.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895