Prefeitura finaliza edital e relógios devem ser instalados ainda este ano em Porto Alegre
Desde 2015, aparelhos não estão funcionando; esta é a quarta tentativa de licitar os relógios de rua
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Com relação aos relógios, a ideia da secretaria é dotar a cidade de relógios que forneçam outras informações além do horário, temperatura ou qualidade do ar. Eles poderão, por exemplo, dispor de câmeras de segurança. Hoje, de acordo com a prefeitura de Porto Alegre, existem 50 relógios desligados na cidade. Um deles localizado no largo policial militar Valdeci de Abreu Lopes, no cruzamento da avenida Ipiranga com a rua Silva Só, no bairro Santa Cecília. Outro que chamava a atenção da população que circulava pelo Centro de Porto Alegre era o relógio localizado na praça da Alfândega. A estrutura do equipamento que estava bastante deteriorada e corria o risco de cair foi retirada pela prefeitura.
A intenção do Executivo municipal é ampliar o número de relógios em Porto Alegre passando de 50 para 168 equipamentos, observando critérios urbanísticos, de trânsito, de segurança e de tecnologia. Os equipamentos pararam de funcionar em 2015, quando a gestão do ex-prefeito José Fortunati rescindiu o contrato com a empresa que realizava a manutenção dos esquipamentos.
O atual processo é a quarta tentativa de reativar os equipamentos. A licitação mais recente acabou sendo cancelada na metade do ano passado, na medida em que o poder público municipal concluiu que o modelo proposto - que previa a instalação de placas de logradouros como contrapartida - estava afastando eventuais interessados.