Prefeitura homologa licitação de área azul em Porto Alegre

Prefeitura homologa licitação de área azul em Porto Alegre

Por oito anos, operação foi feita de forma transitória pela EPTC

Correio do Povo

Proposta prevê 4.200 vagas de estacionamento rotativo disponíveis por duas horas

publicidade

Depois de oito anos operando de forma transitória pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a prefeitura de Porto Alegre homologou, na tarde desta sexta-feira, a licitação para concessão de áreas azuis na Capital. A proposta prevê 4.200 vagas de estacionamento rotativo que podem ser utilizadas por, no máximo, duas horas.

A empresa Zona Azul Brasil já apresentou proposta para concessão onerosa pelo período de 10 anos, oferecendo devolução de 37,32% da receita bruta para o município até o quinto dia útil do mês seguinte. A assinatura deve ser realizada na semana que vem. Segundo o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, a novidade será uma referência para o resto do país. “Estamos dando um passo importante na transformação de Porto Alegre em uma cidade inteligente e moderna”, destacou.

Anteriormente, Porto Alegre precisou realizar quatro licitações para conseguir desenvolver o serviço. A concorrência lançada em 2010 foi finalizada por determinação da Procuradoria-Geral do Município que entendeu que a elaboração do edital e do processo licitatório eram de competência do Município. As licitações de 2011 e 2014 foram suspensas em virtude de questionamentos de natureza técnica e operacional e a concorrência lançada em 2016 deverá ser concretizada após entraves judiciais.

O processo de licitação atual ficou judicializado por cerca de dois anos. O julgamento em segunda instância ocorreu em abril de 2018, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), confirmando a empresa Zona Azul Brasil como vencedora, por unanimidade. O processo está em tramitação na Justiça, mas sem o efeito suspensivo, que impedia a continuidade do processo no município.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895