Prefeitura inaugura comporta hidráulica no Muro da Mauá

Prefeitura inaugura comporta hidráulica no Muro da Mauá

Com o acionamento hidráulico, portão pode ser fechado em 50 segundos

Correio do Povo

Prefeitura inaugura comporta hidráulica no Muro da Mauá

publicidade

A nova comporta central do Muro da Mauá com acionamento hidráulico será inaugurada nesta sexta-feira, às 10h, pelo prefeito José Fortunati. O serviço acontece na avenida Mauá, em frente à avenida Sepúlveda (acesso principal ao Cais), em Porto Alegre. Essa é a primeira de 14 comportas a ser entregue totalmente reformada. A peça é uma das mais pesadas, com 4,2 t, e extensão de 3,17 metros de altura e 7,77 metros de comprimento. Com o acionamento hidráulico, este portão pode ser fechado em 50 segundos.

Com um investimento de R$ 1,786 milhão, o serviço executado pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) vai substituir, reformar e recuperar todas as comportas de vedação existentes no Dique Castelo Branco e na cortina de concreto da avenida Mauá. O diferencial das novas comportas é o seu acionamento hidráulico, sistema com baixo índice de manutenção e que evita choques elétricos em dias chuvosos. O peso das comportas menores varia de 900 kg a 1,5 t.

Nos novos portões, estão sendo utilizadas chapas de aço e tinta naval, com maior resistência às condições climáticas adversas. Também foram usados inox e buchas de bronze na confecção dos eixos das rodas para evitar oxidações e possível travamento das comportas.

Todos portões têm furações para que a água da chuva não fique acumulada em seus compartimentos e vedações de borracha nas laterais e na sua base, para evitar o vazamento de água em situações de inundação. A previsão é que a obra de reforma e substituição das comportas esteja concluída em outubro de 2010.

Proteção contra cheias

O Muro da Mauá e suas 14 comportas de vedação integram o Sistema de Proteção Contra as Cheias do Lago Guaíba e do Rio Gravataí e foram construídos em 1970 pelo extinto Departamento Nacional de obras e Saneamento (DNOS).

O Sistema de Proteção Contra as Cheias em Porto Alegre é composto por 68 km de diques, 2.647 m do Muro da Mauá, 14 comportas e 18 casas de bombas e foi criado para proteger a cidade das inundações, evitando que as águas do Guaíba invadam a região central da cidade.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895