Prefeitura inaugura posto de saúde no bairro Partenon após quase dois anos em obras

Prefeitura inaugura posto de saúde no bairro Partenon após quase dois anos em obras

Quatro médicos, quatro enfermeiros, dois dentistas deverão atender 12 mil pessoas mensalmente

Cláudio Isaías

Local recebeu nova climatização e iluminação

publicidade

A Unidade de Saúde Maria da Conceição, na rua Mário de Artagão, no bairro Partenon, na zona Leste de Porto Alegre, foi entregue à comunidade nesta segunda-feira. O local ficou quase dois anos fechado e teve um investimento de R$ 160 mil, utilizados na reforma da estrutura e compra de material. Foram ampliados o número de consultórios de seis para oito salas e a rede elétrica foi trocada. O local recebeu ainda uma nova climatização e iluminação. Além disso, a instituição recebeu uma pintura interna e externa e o piso foi substituído. O pátio, a sala de espera, a cozinha e os sanitários foram remodelados.

As obras na instituição de saúde começaram em julho de 2016 e foram concluídas em julho deste ano. Em razão dos trabalhos, os moradores tiveram que ser atendidos durante quase dois anos na Unidade Bananeiras, na avenida Aparício Borges, e no Centro de Saúde Murialdo, na avenida Bento Gonçalves.  



No total, o posto de saúde terá quatro médicos, quatro enfermeiros, dois dentistas, um auxiliar de saúde bucal, sete técnicos de enfermagem, três agentes comunitários de saúde e um agente de combate a endemias. No local, são realizados atendimentos médicos e de enfermagem, curativos, vacinação e consultas odontológicas.

A solenidade contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Saúde, Pablo Stürmer, e dos profissionais de saúde e moradores da Maria da Conceição.

Segundo Stürmer, com as melhorias foi possível ampliar o número de equipes com a revisão do modelo de atendimento que se transformou em equipe de estratégia da família  "Agora, serão quatro equipes de saúde da família, que ficarão responsáveis por uma população de 12 mil pessoas que são atendidas por mês na unidade", ressaltou.

Durante a cerimônia, o posto de saúde recebeu o nome de Unidade de Saúde Marcelo Martins Moreira, escolhido em homenagem ao ex-coordenador do posto de saúde, que exerceu o cargo durante 15 anos, que faleceu em setembro de 2016.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895