Prefeitura inaugura Residencial Terapêutico para acolher pessoas com transtornos mentais

Prefeitura inaugura Residencial Terapêutico para acolher pessoas com transtornos mentais

Lar da Amizade está localizado na zona Norte de Porto Alegre e é uma parceria do Município com o Instituto Renascer

Claudio Isaías

As pessoas atendidas no local são adultos a partir dos 18 anos e a moradora mais velha da casa possui 65 anos

publicidade

O Residencial Terapêutico Lar da Amizade, no bairro Vila Ipiranga, na zona Norte de Porto Alegre, foi inaugurado nesta sexta pela prefeitura de Porto Alegre. O local poderá acolher até dez pessoas com transtornos mentais crônicos e necessidade de cuidados de longa permanência. A estrutura terá funcionamento 24 horas e todos os dias da semana. Os serviços serão prestados pelo Instituto Renascer – parceiro do Município – e são acompanhados pela Secretaria de Saúde (SMS) e fazem parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua e do Plano de Saúde Mental.

O diretor do Residencial Terapêutico, Júlio Wortmann, explica que entre os transtornos mentais que serão atendidos estão esquizofrenia, transtorno de humor bipolar e transtorno esquizoafetivo. Durante o dia, os pacientes participam de consultas médicas, de escola e dos Centros de Atenção Psicossocial e outras atividades. "Também são proporcionados aos moradores momento de cultura e lazer como a ida ao cinema, teatro, passeios. Na casa ,é estimulada a autonomia dos pacientes para serem mais independentes", ressaltou.

As pessoas atendidas no Lar da Amizade são adultos a partir dos 18 anos e a moradora mais velha da casa possui 65 anos.  A equipe conta com três profissionais no período diurno (um técnico de enfermagem e dois cuidadores), dois cuidadores no período noturno, uma enfermeira, um profissional de higienização e uma cozinheira, e uma coordenação - psicólogo, assistente social ou terapeuta ocupacional. A estrutura e contratualização foram efetivadas por chamamento público lançado pela prefeitura de Porto Alegre em julho de 2018. O serviço será monitorado pela SMS, através de dados quantitativos e qualitativos sobre os atendimentos.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior disse que a ideia com os residenciais terapêuticos é que as pessoas possam em um momento das suas vidas ter um apoio médico e assistencial qualificado. "A proposta é que elas consigam superar momento de dificuldades de vínculos com drogas ou situação de rua", explicou. O tucano destacou a parceria com o Instituto Renascer que, segundo ele, é uma instituição vocacionada para atender quem precisa deste serviço. “Este residencial é mais um passo importante no sistema de saúde mental de Porto Alegre. Representa uma evolução no tratamento. É um local onde os acolhidos serão assistidos com carinho e dignidade para conquistarem a própria independência”, explicou o prefeito.

Na quinta-feira, foi inaugurado o Residencial Terapêutico Nise da Silveira, no bairro Intercap, na zona Leste da cidade. Desde 1995, a prefeitura não abria novos serviços desse tipo - Porto Alegre tinha 14 vagas nesta modalidade de atendimento. Até o final deste ano, serão 44 vagas e, até 2020, 114.  A vigência dos termos de colaboração é de 60 meses, e o repasse mensal será de R$ 57 mil para cada residencial terapêutico. Outros dois residenciais terapêuticos serão inaugurados até o final deste ano em parceria com o Instituto Renascer.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895