Prefeitura ingressa com processo administrativo apesar de retomada da coleta

Prefeitura ingressa com processo administrativo apesar de retomada da coleta

Cootravipa paralisou atividades por cinco dias, devido ao atraso de repasses

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Prefeitura ingressa com processo administrativo após retomada da coleta seletiva

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Após a prefeitura ingressar com um processo administrativo e notificar a cooperativa três vezes por quebra de contrato,  
a Cootravipa retomou a coleta seletiva e a limpeza de praças em Porto Alegre. Os serviços estavam paralisados desde a última quarta-feira.

"Foram pelo menos três notificações e um processo administrativo que se inicia para apurar o ocorrido dos dias de paralisação, inclusive podendo haver sanções contratuais à cooperativa, uma vez que não pode haver paralisação de qualquer tipo de serviço de uma prestadora que contrata com a prefeitura em um período inferior a 90 dias", explicou o secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário, em entrevista ao programa Agora da Rádio Guaíba. Ainda não está definida qual advertência a cooperativa sofrerá, mas pode ser multa ou até recisão de contrato. A Cootravipa tem prazo para responder as notificações.

Dívida começará a ser paga na próxima semana


A prefeitura deve iniciar o pagamento de cerca de R$ 1,5 milhão à cooperativa até o início da próxima semana. Para pagar a dívida, há duas possibilidades: a primeira, segundo Rosário, é pelo meio jurídico. "(Vamos ver) se há uma liminar para que primeiro seja realizado o pagamento dos servidores do município e depois dos fornecedores", explica. A outra linha é a entrada de dinheiro no caixa da prefeitura.

Segundo o advogado da Cootravipa, Artur Gomes, o serviço foi retomado devido à evolução das negociações entre a cooperativa e cooperativa. "A partir do momento em que a prefeitura cria alternativas e define datas para a liberação dos recursos, a cotravita agiu da mesma forma com seus fornecedores", diz.

Para retomar o serviço, a cooperativa conseguiu um fornecedor para abastecer os caminhões. O serviço será realizado de acordo com o cronograma do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). 

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