Prefeitura irá solicitar desocupação da Praça da Matriz na segunda-feira

Prefeitura irá solicitar desocupação da Praça da Matriz na segunda-feira

Movimento Ocupa Poa está acampado no Centro da Capital desde dezembro

Camila Kila / Rádio Guaíba

Prefeitura irá solicitar desocupação da Praça da Matriz na segunda-feira

publicidade

Marcada para a tarde desta sexta-feira, a reunião entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e representantes do movimento Ocupa Poa não ocorreu. O secretário Luiz Fernando Záchia lamentou a ausência do grupo no encontro, que tinha como objetivo buscar uma solução para a desocupação da Praça da Matriz, no Centro de Porto Alegre, onde está montado acampamento desde dezembro. Ele afirmou que irá acionar, na segunda-feira, apoio da Procuradoria Geral do Município (PGM) e pedir posicionamento do Ministério Público do Estado (MP/RS) para resolver o problema da ocupação o mais rápido possível.

Záchia salientou que a praça é pública e, por isso, os integrantes não podem permanecer no local por tempo indeterminado. Além disso, conforme ele, há reclamações de moradores e usuários, e impacto no patrimônio público e meio ambiente. Entre as irregularidades, estão fixação de barracas e realização de fogueiras no piso de pedra portuguesa, fixação de bandeiras e cartazes em árvores, sujeira e dificuldade de circulação na área.

O movimento Ocupa Poa informou, através de nota, que nunca formalizou acordo com a Smam ou qualquer outro órgão, que previsse a retirada do acampamento no dia 21 de março, como a Secretaria havia informado. O grupo afirmou ter recebido um bilhete convidando representantes para comparecerem ao gabinete do secretário, a fim de discutir a situação do acampamento, na tarde de hoje. Conforme eles, porém, é inviável destacar alguém para comparecer ao encontro, já que não há liderança.

Eles disseram, ainda, que não podem tratar de assuntos referentes aos rumos do Ocupa Poa em um ambiente externo ao acampamento, pois isto os colocaria em uma posição incoerente com seus princípios. O movimento reafirmou o compromisso de manter aberto o diálogo com a sociedade e convidou todos os interessados para comparecer à próxima assembleia, marcada para domingo às 18h.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895