Prefeitura lança campanha que incentiva o plantio de flores em espaços públicos de Porto Alegre

Prefeitura lança campanha que incentiva o plantio de flores em espaços públicos de Porto Alegre

Projeto estimula a adoção de canteiros, rótulas e praças por parte das comunidades e empresas privadas

Cláudio Isaías

Plantio foi feito por 20 crianças atendidas pelo Centro Infantil Renascer da Esperança

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta quarta-feira a campanha que incentiva o plantio de flores em espaços públicos da Capital. A iniciativa do Executivo municipal denominada de "Primavere-se" foi divulgado na Praça Brigadeiro Sampaio, no Centro Histórico de Porto Alegre. O plantio foi feito por 20 crianças atendidas pelo Centro Infantil Renascer da Esperança, na Restinga. 

A cerimônia contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, moradores do Centro Histórico e de crianças da ONG Renascer da Esperança, com sede no bairro Restinga. A iniciativa é promovida pelas secretarias de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) e de Parcerias (SMP). Segundo o secretário Cezar Schirmer, o projeto incentiva a adoção de espaços públicos - como canteiros, rótulas e praças -, por parte das comunidades e empresas privadas, para o plantio de flores. 

O início dos trabalhos aconteceu na Praça Brigadeiro Sampaio - entre a rua dos Andradas e a avenida Presidente João Goulart. No local, o jardim foi revitalizado por meio de uma intervenção em que as crianças da Renascer da Esperança realizaram o plantio de flores.

O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, pediu aos moradores que estavam nas janelas dos edifícios localizados na rua Andradas que sejam fiscais também do espaço público. "Ao presenciarem um ato de vandalismo na praça, os moradores podem chamar a Guarda Municipal pelo telefone 153. Queremos manter essas flores em todas as nossas praças", destacou. 

Cuidar da cidade

O prefeito Sebastião Melo disse que o poder público fará a sua parte para a manutenção dos espaços públicos. "Temos um longo caminho pela frente para cuidar da Capital. Tenho visto o entusiasmo das pessoas que cuidam das praças da cidade. Não podemos deixar que os vândalos tomem conta da nossa cidade", acrescentou. 

A prefeita da Praça Brigadeiro Sampaio, Marivane Rogério, disse que os amigos da Brigadeiro vão ajudar o Município na manutenção da área de lazer. Segundo ela, o Exército brasileiro vai desenvolver uma parceria com os moradores para a limpeza da Praça Brigadeiro Sampaio e na construção de um outro jardim que será denominado recanto do poeta, uma homenagem a Mário Quintana - que utilizava o local com bastante frequência. A presidente da ONG Renascer da Esperança, Roseli da Silva, agradeceu o convite da prefeitura que permitiu que as crianças pudessem realizar o plantio simbólico das flores na Praça Brigadeiro Sampaio. 

A iniciativa, criada em conjunto pelas secretarias municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos e de Parcerias, conta com o apoio da iniciativa privada. Nesta primeira etapa, CDL POA, Talo Gestão de Patrimônio e floricultura Baumgarten doaram 2,6 mil mudas e 3,7 mil flores para o ajardinamento e requalificação de espaços urbanos em diversos bairros da cidade. 

Momento ideal

Melo destacou que a primavera é o momento ideal para despertar nas pessoas o sentimento de que os espaços públicos lhes pertencem. “São os pequenos gestos, como o plantio de um jardim, que contagiam aos poucos a comunidade. Temos que valorizar aquilo que há de mais belo, pois representamos uma esmagadora maioria disposta a melhorar a nossa cidade" , ressaltou o prefeito.

O local escolhido para o lançamento da campanha possui um caráter simbólico. Localizada no Centro Histórico, a Brigadeiro Sampaio é a praça mais antiga de Porto Alegre e traz em sua história a triste marca de ter ficado conhecida como o Largo da Forca, local onde ocorriam execuções de pessoas condenadas à morte. Coube a Mário Quintana dar outra característica ao espaço, que hoje também é lembrado por ser o reduto escolhido pelo poeta para a composição de poemas.

Lançado em março deste ano, o programa “Seja Parceiro de Porto Alegre” ampliou em 65% o número de adoções do município. Neste período, foram assinadas 19 adoções de praças, 26 de rótulas ou canteiros e os 750 metros do Muro da Mauá. Além disso, foram recebidas dez doações, entre elas a revitalização da Fonte Talavera e a grafitagem de seis pilares da Elevada da Conceição. No total, são 117 adoções ou doações vigentes na Capital.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895