Prefeitura lança edital de revitalização da Usina do Gasômetro

Prefeitura lança edital de revitalização da Usina do Gasômetro

A estimativa é de conclusão das obras no final de 2020

Cláudio Isaías

Obras de revitalização devem ser iniciadas no ano que vem. Espaço está fechado desde 2017

publicidade

O edital de concorrência pública internacional para a obra de revitalização da Usina do Gasômetro foi lançado, nesta segun-feira, pela prefeitura de Porto Alegre. A recuperação do espaço deverá estar concluída até o final de 2020. Fechada desde novembro de 2017, o prédio necessita passar por obras de recuperação estrutural, qualificação e modernização.

O projeto integra a requalificação da Orla do Guaíba, que já teve o trecho 1 entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias entregue aos porto-alegrenses. Os investimentos estimados em R$ 12,5 milhões são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e de recursos próprios da prefeitura. Nos próximos 30 dias, o Executivo municipal receberá as propostas para execução de recuperação, qualificação e modernização do espaço que está fechado desde novembro de 2017. 

No dia 26 de setembro, às 14h30min, ocorre a divulgação das empresas interessadas através da abertura dos envelopes. A apresentação do edital foi realizada na Pinacoteca Aldo Locatelli do Paço Municipal, e contou com as presenças do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do vice Gustavo Paim, e dos secretários estadual e municipal da Cultura, Beatriz Araújo e Luciano Alabarse. 

O projeto tem aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Conselho do Patrimônio Histórico Cultural da Secretaria Municipal da Cultura (Compahc) e possui aprovação de Plano de Proteção Contra Incêndios dos Bombeiros. 

O diretor da Usina do Gasômetro, Luiz Antônio Capra Filho, afirmou que a empresa tem, a partir da assinatura do contrato, o prazo de um ano para conclusão dos trabalhos. “A Usina entra em um novo momento em que é feito edital para obras de recuperação do prédio. Nós passamos dois anos trabalhando em um projeto bastante complexo especialmente atendendo as normas do PPCI", ressaltou.

A previsão de abertura é para final de 2020 já com a obra pronta, entregue e com todos espaços funcionando”, acrescentou. A obra na estrutura da  Usina do Gasômetro será a maior intervenção realizada nos mais de 90 anos do prédio. Os espaços ganharão equipamentos modernos, mas manterão a essência de exibição de espetáculos experimentais. Segundo Alabarse, a recuperação da Usina do Gasômetro é um momento histórico para Porto Alegre. "Vamos finalmente poder inaugurar o teatro Elis Regina depois de 25 anos de espera", ressaltou.

História e patrimônio da cidade

A Usina do Gasômetro é um dos espaços culturais mais importantes e conhecidos de Porto Alegre. O complexo funciona na antiga usina termelétrica do Gasômetro, inaugurada no dia 15 de novembro 1928, na chamada Praia do Arsenal, projetada para gerar energia à base de carvão mineral. Sua importância histórica é inegável, pois foi palco da industrialização ainda incipiente no Brasil. O complexo arquitetônico recebeu tem esta denominação devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado que fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões, construída em 1874, e que dava nome à região, que era conhecida como “a volta do Gasômetro”.

Em 1974, a Usina encerra suas operações como geradora de energia e é desativada. Em 1982 a Eletrobrás transfere para o município o uso do terreno. Neste mesmo ano, o governo estadual tomba a chaminé e, em 1983, o governo municipal tomba o prédio. Foi aberto à população como Centro Cultural no ano de 1991. Os 18 mil metros quadrados de área abrigam auditórios, salas multiuso, anfiteatros, espaços para exposições, cinema e teatro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895