Prefeitura lançará programa para atrair moradores de rua

Prefeitura lançará programa para atrair moradores de rua

Porto Alegre tem três albergues, com 455 vagas

Mauren Xavier

Fasc lançará programa para atrair moradores de rua e pensa em receber também cachorros

publicidade

Nos últimos dias, o frio se tornou mais rigoroso no Rio Grande do Sul e a previsão é de que a as temperaturas tenham queda ainda maior com a chegada do inverno, a partir deste domingo. Uma das opções para quem não tem casa se proteger das baixas temperaturas é o abrigo público. Apenas na Capital existem três albergues, oferecendo ao todo 455 vagas. Os serviços tiveram reforço especial neste mês de junho, com a ampliação em cem vagas, que vai até setembro, abrangendo o período de frio mais intenso.

Porém, mesmo assim, o desafio maior é conseguir atrair os moradores de rua para os locais. Segundo o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), da prefeitura, Marcelo Soares, ainda há muita resistência. “Para garantirmos o acesso, ampliamos o espaço. Ao mesmo tempo, é preciso promover ações de acolhimento, para assegurar que esse público acesse aos serviços”, ressaltou. Nesse sentido, deverá ser lançado ainda neste mês um programa para atender à população em situação de rua. “A ideia é fazer algumas ações que flexibilizem o acesso, para que possamos ampliar a presença das pessoas”, explicou.

Soares ressalta que a resistência dos moradores de rua faz com que o número de vagas não seja totalmente utilizado. Ele cita que no final de semana passado, quando as temperaturas ficaram em 10ºC, os três albergues não lotaram. Um dos fatores de resistência são as regras que os usuários dos albergues precisam seguir, como o não consumo de drogas.

Nos espaços, os usuários têm um local para dormir, cuidados de higiene, alimentação, além de acompanhamento social. Uma das barreiras é que não podem levar seus animais. Assim, a Fasc estuda também criar canis, para que eles possam ficar durante à noite nos locais com os seus donos.

A abertura das unidades é às 19h. Normalmente, uma hora antes já tem início a formação de filas. Às 7h, os locais são fechados. Na operação de inverno do ano passado, foram realizados quase 16 mil atendimentos, representando uma média de 4 mil por mês.

Além disso, o albergue municipal conta com serviço de abordagem próprio. Nesse caso, a equipe tenta convencer o morador de rua a ir ao albergue. O atendimento, porém, só pode ser realizado por meio de solicitação da população à noite e pelos telefones 3346-3238 e 9955-1782.

Abrigos em Porto Alegre

Albergue Municipal 
Rua Comendador Azevedo, 215, bairro Floresta.
Com 150 vagas.
Solicitação de abordagem: 3346-3238 e 9955-1782

Albergue Felipe Diehl 
Praça Navegantes, 41, bairro Navegantes.
Com 205 vagas.
Solicitação de abordagem: 3342-2882

Albergue Dias da Cruz 
Avenida Azenha, 366, bairro Azenha.
Com cem vagas.
Solicitação de abordagem: 3223-1938

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895