Prefeitura pretende terminar obras do Largo dos Açorianos neste semestre

Prefeitura pretende terminar obras do Largo dos Açorianos neste semestre

Local começou a ser revitalizado em 2016

Cláudio Isaías

Trabalhos estão concentrados na finalização do espelho d água, das instalações elétricas e hidráulicas

publicidade

As obras do Largo dos Açorianos deverão estar concluídas no primeiro semestre deste ano, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). Os trabalhos estão concentrados na finalização do espelho d'água, das instalações elétricas e hidráulicas, além da colocação de arquibancadas, de bancos e do passeio publico. A etapa final dos trabalhos será o plantio da vegetação, que foi deixada para o final com o objetivo de preservá-la durante o andamento do processo de revitalização do Largo dos Açorianos.

Já foram concluídas as seguintes etapas como a limpeza e retirada de material orgânico e reforço do solo com pedras. Também já foi finalizada, com britas e concreto magro, a base do segundo espelho d’água, onde hoje estão sendo trabalhadas as formas e armaduras das paredes internas.




As restaurações do Monumento aos Açorianos e da Ponte de Pedra já foram concluídas pela prefeitura de Porto Alegre. O local passa por obras desde 2016. A Ponte de Pedra, uma das atrações do Largo dos Açorianos, foi construída em 1848 no governo do Presidente da Província, Luis Alves de Lima e Silva (futuro Duque de Caxias). A estrutura executada por escravos, substituiu a antiga ponte de madeira que ligava o Centro da cidade ao Arraial da Baronesa e a zona Sul. Em meados do século XX com a canalização do riacho (atual Arroio Dilúvio), a obra perdeu sua função.

Por sua importância histórica e arquitetônica, o local foi tombado em 1979. A Ponte de Pedra apresentou problemas ocasionados por infiltrações de águas pluviais e pelo alto nível do lago, além de pichações feitas por vândalos. A obra no Largo dos Açorianos está orçada em mais de R$ 4,6 milhões, recursos garantidos através do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre.

O projeto de revitalização foi assinado em outubro de 2016 com empresa Elmo Eletro Montagens Ltda, vencedora do processo de licitação. Nos primeiros meses de contrato, um atraso chegou a ocorrer no cronograma por parte da empresa e devido a interferências encontradas nas redes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A revitalização do espaço foi dividida em três partes: a primeira consistiu em melhorias no Monumento aos Açorianos e a segunda no restauro da Ponte de Pedra - as duas já concluídas. A última ação inclui a revitalização do entorno da ponte, que receberá passeios, esplanadas, bancos de concreto e arquibancadas, além do preenchimento do espelho d'água, esvaziado há mais de dois anos.    

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895