Prefeitura quer alterar regras para instalação de outdoors em Porto Alegre
Moradores da Capital podem opinar sobre decreto que vai estabelecer as novas normas
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A proposta atual ainda deve sofrer alterações. O texto determina que a altura máxima permitida para letreiros em estrutura própria fica condicionada à largura da via onde será instalado. Veículos de divulgação promocional como painéis, placas e tabuletas poderão ter, no máximo, 30 metros quadrados, não podendo ter comprimento maior que 10 metros. Outdoors com dupla face poderão ter, no máximo, 30 metros quadrados e apenas poderão ser instalados em avenidas.
Todos os veículos deverão estar identificados com o nome da empresa exploradora, número da licença ambiental e número do processo que originou a licença.O requerimento para a instalação dos objetos junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) deverá ser acompanhado de uma série de documentos, como planta do terreno onde o equipamento será instalado e levantamento fotográfico atualizado do local. Também deverão constar descrição dos materiais, formas de fixação e sustentação, sistemas de iluminação, cores e demais elementos.
“Nós não vamos admitir a permanência de equipamentos sem licença ambiental e, caso sejam averiguadas situações desse tipo, o município será rigoroso com as empresas que descumprirem a legislação”, afirmou o procurador-geral do Município, João Batista Linck Figueira. Caso haja irregularidades, a Smam encaminhará ao Ministério Público que vai apurar a existência ou não de crime ambiental.
No último mês, 155 outdoors irregulares foram retirados da Capital pela prefeitura. De acordo com levantamento feito pela Smam e entregue ao Ministério Público, pelo menos outros 211 permanecem irregulares.