Prefeitura realiza mutirão no bairro Sarandi após enchente

Prefeitura realiza mutirão no bairro Sarandi após enchente

Vítimas da queda do dique do arroio Feijó, na zona Norte, terão acesso a políticas sociais

Correio do Povo

publicidade

Apesar de, aparentemente, a vida ter voltado ao normal, os moradores do bairro Sarandi que sofreram perdas com a derrubada do dique do arroio Feijó, no dia 31 de agosto, terão um mutirão nesta sexta-feira, organizado pela prefeitura, para que possam ter acesso a políticas sociais. Sob o comando da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), várias secretarias (Direitos Humanos, Demhab, Saúde, Seda, Juventude, Trabalho e Emprego, entre outras), os atingidos pelas águas do dique poderão disponibilizar de serviços como confecção de documentos – RG e carteira de trabalho –, acesso a microcrédito, inscrição para cursos profissionalizantes (Pronatec), entre outros.

De acordo com Luisiela Paganotti, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte, localizado na rua Paulo Gomes de Oliveira, 200, bairro Elisabeth, foram levantadas as necessidades das famílias e o que cada uma delas recebeu de ajuda. “No último fim de semana, fizemos as doações de roupas, materiais de limpeza, móveis e colchões. Também tivemos que ficar atentos, pois havia gente que entrava duas vezes na fila. Também teve líder comunitário que incentivou os moradores a dizerem que tinham perdido tudo para se beneficiarem da ajuda”, relatou Luisiela.

No DTG Recanto da Lagoa, onde funciona a Associação Comunitária do Loteamento Asa Branca, sobrou muita roupa entre as doações. O patrão do DTG, Osmar Santiago, afirmou que os moradores do local já receberam o que precisavam. “Todas as famílias atingidas foram ajudadas. A solidariedade dos porto-alegrense foi grande e vamos enviar o que sobrou para o município de Alvorada. Lá, eles ainda estão precisando de ajuda”, disse.

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), da prefeitura, fará a devolução dos cachorros e gatos que foram recolhidos após o alagamento pela derrubada do dique. Os animais foram vacinados, castrados e higienizados. No total, a secretaria está prestando atendimento a 82 cães e 13 gatos e também está orientando os proprietários sobre guarda responsável. 


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895