Prefeitura recebe oito propostas para o metrô de Porto Alegre
Custo da obra é estimado em R$ 4,8 bilhões
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“Esta etapa é fundamental. Nós já fizemos uma primeira PMI, onde o projeto foi bem ousado, mas que fugia das possibilidades, pois tinha um custo de R$ 9 bilhões. Nós repetimos o projeto, verificamos as possibilidades técnicas e chegamos a conclusão de que não daria para fazer a área de manutenção logo após a Fiergs porque o terreno nos obrigaria a um investimento muito elevado. Por isso, tentamos uma via alternativa onde a manutenção será em uma área que hoje pertence a Rede Rodoviário Federal e será repassada ao MetrôPoa. Com isso teremos as condições de viabilizar uma obra mais segura e barata”, declarou Fortunati.
Fortunati ainda ressaltou a importância da obra ser expandida para a zona Norte da Capital. “A maior demanda existente em Porto Alegre é em direção a zona Norte, pois unifica tanto a região da cidade quanto Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí, além do Vale dos Sinos”, disse.
O Metrô de Porto Alegre pretende atender diariamente 325 mil usuários. Serão 10,3 quilômetros de traçado ligando o Centro à Zona Norte, com dez estações no trajeto. O custo da obra é estimado em R$ 4,8 bilhões. A expectativa é de que as obras possam começar já no final de 2014.