Prefeitura repassa parte de valor a hospital de Jaguari para tentar manter administração

Prefeitura repassa parte de valor a hospital de Jaguari para tentar manter administração

Funcionários cumprem aviso prévio e podem ser demitidos até o fim do mês

Bibiana Dihl / Rádio Guaíba

Funcionários cumprem aviso prévio e podem ser demitidos até o fim do mês

publicidade

A Prefeitura de Jaguari, no Centro do Estado, repassou, nesta terça-feira, R$ 217 mil ao Hospital de Caridade do município. O objetivo é abater parte da dívida de R$ 1,2 milhão. A instituição anunciou ontem que todos os 68 funcionários serão demitidos, já que a administração não consegue manter o funcionamento devido à falta de repasses.

Os funcionários receberam aviso prévio nessa segunda, e, em princípio, podem trabalhar apenas até o fim do mês. A administração da instituição, que hoje está a cargo do Hospital de Caridade de Santiago, deve ser devolvida ao município, e o hospital pode acabar fechando.

Com o repasse feito hoje, o Executivo espera renegociar a pendência financeira com a atual administração. Se isso não foi possível, pode ser feita uma nova licitação com uma nova gestora, ou a prefeitura pode assumir o hospital. O Município garante que a instituição não vai interromper as atividades.

O administrador do hospital, Ruderson Mesquita, garante que não há possibilidade de renegociação com a dívida, mas admite se reunir com a prefeitura na semana que vem. Há uma expectativa de que o município cumpra com o devido, para que a administração não tenha que deixar o hospital, conforme Ruderson:

“Os funcionários estão cumprindo o aviso prévio de 30 dias. Até lá, vamos definir. Vamos escutar a prefeitura para ver o que ela tem a dizer”, resume.

Até o fim do mês, nenhum serviço deve ser prejudicado. Conforme Ruderson, há atrasos desde o início da atual administração, em fevereiro de 2015, e há meses em que nada foi pago ao hospital.

O hospital, 75% SUS, atende a microrregião de Jaguari, que abrange também São Vicente do Sul, Mata e Nova Esperança do Sul – o que soma cerca de 50 mil habitantes. Recentemente, foram confirmados investimentos no hospital, como o Centro de Diagnóstico por Imagem. Outros investimentos eram planejados pela atual administração, como um centro de reabilitação para vítimas de acidentes e a instalação de um mamógrafo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895