Prefeitura retira informações de internações no painel de monitoramento de UTIs de Porto Alegre

Prefeitura retira informações de internações no painel de monitoramento de UTIs de Porto Alegre

Secretaria Municipal da Saúde não se manifestou sobre as modificações

Felipe Samuel

O portal agora reúne apenas informações sobre as internações por Covid-19

publicidade

Considerado fundamental para acompanhar a evolução da ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Porto Alegre, o painel com monitoramento dos leitos de UTI da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sofreu mudanças profundas na apresentação dos dados de internações.

Os dados referentes ao total de leitos, leitos disponíveis ou taxa de ocupação de UTIs dos hospitais, disponibilizados desde o início da pandemia, foram retirados. O portal agora reúne apenas informações sobre as internações por Covid-19. A SMS não se manifestou sobre as modificações.

Uma mensagem no painel informava que "a partir de 28/04 os quantitativos de leitos e ocupação estão disponíveis através do painel de monitoramento do Estado". Nesta quarta-feira, conforme painel monitoramento Covid-19 do Estado, 930 pacientes estavam em leitos de UTI em Porto Alegre, o que representava aumento em relação à véspera, quando havia 889.

Até o momento, as internações por conta da doença representavam 58,6% do total, com 545 pacientes com diagnóstico de Covid-19 em estado grave. Na terça-feira, havia 527 casos confirmados para a doença.

Conforme o painel, a taxa de ocupação dos hospitais privados era de 101%, enquanto a ocupação de leitos SUS chegava a 77%. Com mais 147 óbitos confirmados ontem por conta da doença, o Rio Grande do Sul registra 24.605 vítimas fatais por Covid-19.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), mais 6.780 novos casos foram confirmados, elevando o total para 962.667. Com 2.866 pacientes em estado grave, a taxa de ocupação das UTIs registrava 85% de lotação, uma queda em relação à véspera, quando havia 2.883 hospitalizações e 85,6% de taxa de ocupação.

As internações por Covid-19 apresentavam mais um dia de redução, com 1.835 hospitalizações, ou seja, 20 casos a menos do que na terça-feira. Outras 114 pessoas tinham diagnóstico suspeito da doença. De acordo com a SES, havia 501 leitos de UTI livres no Estado.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895