Prefeitura vai unificar serviços do DEP, DMLU e Dmae contra os alagamentos

Prefeitura vai unificar serviços do DEP, DMLU e Dmae contra os alagamentos

Órgãos irão trabalhar para que não haja o entupimento das bocas de lobo devido a quantidade de lixo

Correio do Povo

Bueiros com resíduos sólidos em pontos da cidade não recebem limpeza

publicidade

A situação é recorrente: chove em Porto Alegre, e as vias ficam alagadas. O motivo, muitas vezes, é o entupimento das bocas de lobo, que ocorre devido à quantidade de lixo acumulado.

Na rua Voluntários da Pátria, no loteamento Santa Terezinha (antiga Vila dos Papeleiros), no bairro Floresta, em uma breve passada é possível identificar bueiros acumulando resíduos sólidos mesmo em um dia sem chuvas. Outros locais onde os alagamentos já são rotina são a avenida Sertório, próximo ao Bourbon Shopping da avenida Assis Brasil, e a rua 18 de Novembro, próximo à Professor Sarmento Barata.

Neste último ponto, segundo o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, foi constatado pelos engenheiros do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) que não era feita uma limpeza nas bocas de lobo por um período de tempo considerado longo. Atualmente, o saneamento é feito por uma empresa terceirizada, dividida em equipes para atuar em cinco regiões de Porto Alegre.

Segundo o secretário, o objetivo da nova administração é uma unificação de serviços. Com isso, o DEP, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) — setores da Secretaria de Serviços Urbanos — funcionariam de forma integrada. “Nossa intenção é justamente focar na prevenção”, explica Rosário.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895