Premiê britânico milionário irá morar na residência oficial em Downing Street

Premiê britânico milionário irá morar na residência oficial em Downing Street

Sunak e sua esposa têm com uma fortuna conjunta estimada em 838 milhões de dólares

AFP

publicidade

O novo primeiro-ministro britânico, o bilionário Rishi Sunak, e sua família planejam se mudar para a residência oficial localizada no número 10 de Downing Street, apesar de possuir uma série de propriedades de luxo.

Sunak e sua esposa têm com uma fortuna conjunta estimada em 730 milhões de libras (838 milhões de dólares). O casal possui série de propriedades que inclui uma cobertura na Califórnia, um apartamento no exclusivo bairro londrino de Kensington e uma mansão em seu distrito eleitoral de Yorkshire, no norte da Inglaterra.

No entanto, uma porta-voz do novo chefe de governo confirmou, nesta quarta-feira (26), que eles irão se mudar para a residência de Downing Street onde a família morou quando Sunak foi ministro das Finanças de Boris Johnson.  Tradicionalmente, o premiê britânico mora no número 10 de Downing Street e o titular da pasta de Finanças vive no número 11, uma casa mais espaçosa, porém mais afastada dos gabinetes de governo.

No entanto, quando Tony Blair e Gordon Brown se tornaram primeiro-ministro e ministro, respectivamente, trocaram de apartamento para acomodar a crescente família de Blair.

Entre os muitos escândalos que levaram à sua renúncia, Johnson foi criticado por uma reforma luxuosa da residência oficial, na qual pintou sobre os caros rolos de papel de parede, comprou móveis de grife e foi financiada por doadores ricos. "Foram muito felizes ali", afirmou a porta-voz quando perguntada por que a família escolheu o local ao invés da maior e reformada casa ao lado.

Ela garantiu não saber se planejam realizar reformas. Mas, em qualquer caso, é improvável que os Sunak, que têm duas filhas e um cachorro labrador, recorram a doadores para redecorar sua residência oficial.

Antes de se casar com a filha de um bilionário indiano em 2009, Sunak trabalhou como banqueiro de investimentos no Goldman Sachs e fundou sua própria empresa financeira. Sua esposa, Akshata Murty, detém uma participação significativa na gigante de tecnologia Infosys, co-fundada por seu pai.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895