Primeira parcial do RecadastraPoA sai em 90 dias

Primeira parcial do RecadastraPoA sai em 90 dias

Estimativa é de que trabalho resulte em maior arrecadação para a Prefeitura

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

Deve ser conhecida em 90 dias a primeira parcial do maior recadastramento imobiliário desde a década de 1980 em Porto Alegre. O RecadastraPoA vai vistoriar 100 mil imóveis em diversos bairros, a partir desta quinta-feira. A previsão do coordenador-adjunto da Receita Municipal, Rodrigo Fantinel, é de que o trabalho seja concluído em 2015. Na manhã desta quarta, um roteiro-piloto foi realizado para organizar o início da atividade.

De acordo com Fantinel, uma das expectativas é que o trabalho traga aumento no volume do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) arrecadado. Isso porque os imóveis a serem verificados podem apresentar indícios de irregularidades, como construções supostamente maiores que as informadas à Prefeitura ou habitações levantadas em espaços que para o poder público são, oficialmente, não ocupados. Rodrigo Fantinel explicou, ainda, que o objetivo não é só corrigir eventuais falhas nas informações repassadas ao Executivo, mas também servir como base para o planejamento da cidade.

O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal da Fazenda, que contratou um consórcio para a realização do levantamento. Primeiro houve um sobrevoo pela cidade. Um equipamento fotografou e permitiu fazer um cadastramento dos imóveis em três dimensões para flagrar inclusive a altura de cada prédio. Os dados obtidos com o levantamento foram cruzados com os que aparecem nos arquivos da Secretaria da Fazenda.

Os primeiros bairros inspecionados são o Centro Histórico e o Menino Deus. Para a segurança dos proprietários, os funcionários da Prefeitura estarão uniformizados e com crachá do Executivo. Caso surjam dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone 156, opção 4. Quem preferir pode agendar a visita dos agentes.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895